x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 8.517

Conta Corrente Sócio

Sonia Camilo

Sonia Camilo

Bronze DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 7 junho 2018 | 16:34

Boa Tarde, preciso tirar dúvidas, tenho uma empresa que começou em outubro/2017, e o sócio em janeiro/2018, como ainda não tinha dinheiro em caixa, pagou de sua conta pessoal os impostos pertinentes ao mês, e após isto, como já está com receita, ele tem feito retiradas para aplicar em sua conta corrente pessoal. Posso contabilizar as entradas e saídas em "Conta Corrente Sócio"? Esta conta é no Ativo Circulante ou Longo Prazo? Posso criar a conta em "Outros Créditos"? Por gentileza como devo proceder neste caso? A empresa é optante pelo Simples Nacional , e a retirada de Pro Labore é baixa.

Kaik R. Vieira
Moderador

Kaik R. Vieira

Moderador , Coordenador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 8 junho 2018 | 10:10

Sonia Camilo,

Bom, o lançamento inicial tu pode fazer em conta de obrigações a pagar (impostos) x lucros a compensar, quando começar a ter receitas, você irá compensar o valor dos lucros a compensar no lucro do período, e em relação as retiradas você vai lançar em conta de adiantamentos quando a empresa obtiver o lucro você poderá compensar o adiantamento, seguindo:

D- Obrigações a pagar
C- Lucros a compensar -pc ou pl

D- Adiantamentos a socios
C- Caixa/banco

D- Lucro no período
C- Adiantamentos a socios

D- Lucros a compensar
C- Lucros no período
ou pode creditar adiantamentos a sócios, no final ficaria o mesmo resultado.

--

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador (setor público e privado)
Ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Vitória/ES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade