Fábio P.
Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar ContabilidadeBoa tarde pessoal, dúvida ferrenha aqui.
Estamos com uma empresa em nossa carteira, que vai começar a efetuar a prestação de um serviço de 12 meses, e será a empresa lider em um consórcio.
Eu dei uma lida em alguns materiais do portal tributário e outras discussões aqui no fórum, mas não consegui efetivamente chegar a uma conclusão a respeito dos lançamentos contábeis efetivos que terei que fazer. Devo "abrir" uma empresa chamada "Consórcio X" na contabilidade, e efetuar todos os lançamentos por ali, e depois ratear esse resultado 80/20 conforme estipulado pelo consórcio? Como fica a apuração de impostos nessa questão? O consórcio "contrata" o serviço das consorciadas, e age como uma empresa independente? E se cada empresa quiser emitir sua própria nota, como eu contabilizarei isso sem efetivamente influenciar no resultado? Se eu usei algum termo equivocado aqui, ou se minha visão estiver errada, por favor me orientem, primeira vez que eu trabalho com esse tipo de operação.