Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.378

Legislação Fornecedor

Celina Demarque

Celina Demarque

Iniciante DIVISÃO 2 , Gerente Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 19 outubro 2009 | 11:24

Bom dia a todos,

Por gentileza preciso da ajuda de vocês.

Seguinte: Tenho uma empresa que contratou um consultor independente, para avaliar suas contas e a empresa.
Pois bem, esse consultor deu um parecer a empresa que deveria ser excluido os fornecedores analiticos, ou seja, provisionar todas as compras em uma só conta, FORNECEDOR.
De acordo com a sua explicação, daria muito trabalho conciliar as contas e até mesmo fornecer relatorios gerenciais.
(Esse consultor só pensa nele rss).

Minha solicitação: Eu sei que isso é errado e que de acordo com as Normas Contabeis, isso é errado e contra a mesma.

Preciso provar para ele que isso é errado, mas com Leis .. pois o mesmo exige em ver/ler.

Alguém sabe me dizer ou me passar essa Norma ??

Fico no aguardo.

Obrigada Celinas

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 20 outubro 2009 | 14:16

Celina Demarque

Para fazer uma afirmativa desta, este consultor nunca trabalhou na contabilidade.

Pelo raciocínio dele deveria-se contabilizar, TAMBEM, numa conta de Banco todos os Bancos.

Isto está me parecendo que como ele não encontrou nada de importante e como ele precisava ampliar seu relatório começou a encher linguiça.

De acordo com a sua explicação, daria muito trabalho conciliar as contas e até mesmo fornecer relatorios gerenciais
.

Mostre para ele que, ao contrário, a conta sintética é que dar mais trabalho. Pegue um exemplo pratico com 10 fornecedores, e propositalmente deixe de contabilizar uma NF ou pagamento.

Faça os lançamentos em conta sintética e em conta analitica.

Dê a sintética para ele e mande encontra o erro.Quando ele começar a conciliar peça para parar e mostre que voce já encontrou o erro atraves da conta analitica.

O fato de argumentar de que as contas analiticas dificultam os relatórios gerencias demonstra que o conhecimento dele em contabilidade deixa a desejar. Está me parecendo que ele não sabe o que é um balanço sintético. Pegue o balanço sintético e mostre que os fornecedores estão totalizados e peça que mostre a dificuldade.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 20 outubro 2009 | 15:12

Boa tarde, Celina

Bem vinda ao Fórum Contábeis!

Apresente ao seu "consultor" os seguintes trechos:

1)

Esta prática é condenada pelos princípios éticos do exercício da profissão contábil, conforme dispõe a Alínea 3.2.2.9 da Resolução CFC 686/90:

3.2.2.9 - Os elementos da mesma natureza e os saldos de reduzido valor quando agrupados, e desde que seja indicada a sua natureza e nunca devem ultrapassar, no total, um décimo do valor do respectivo grupo de contas, sendo vedada a utilização de títulos genéricos como "diversas contas" ou "contas-correntes".

2)
Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:
...
§ 2º Nas demonstrações, as contas semelhantes poderão ser agrupadas; os pequenos saldos poderão ser agregados, desde que indicada a sua natureza e não ultrapassem 0,1 (um décimo) do valor do respectivo grupo de contas; mas é vedada a utilização de designações genéricas, como "diversas contas" ou "contas-correntes".
Fonte: Lei 6404/76

Alternativamente, você pode simplesmente emitir relatórios sintéticos, pois hoje em dia os planos de contas têm no mínimo 5 (cinco) níveis; deste modo você passaria as informações até o nível 4.

Boa sorte

Ricardo C. Gimenez
Professor público de matemática
Contador com CRC ativo desde 1995
www.procedimentoscontabeis.blogspot.com
Celina Demarque

Celina Demarque

Iniciante DIVISÃO 2 , Gerente Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2009 | 08:12

Bom dia Messias e Ricardo.

É muito bom saber que minha visão pela contabilidade esta correta.
Pois bem, em minha opinião esse consultor esta querendo ocultar/emitir informações.

Como um consultor da Informare me disse: No minimo ele não deveria ser chamado de consultor, pois esta querendo omitir informações, caso a empresa tenha fiscalização no futuro, ficaria mais dificil de achar possiveis erros, ou seja, cobertaria a saude financeira da empresa (entendendo que a empresa estaria usando o modo sintetico para omitir que não esta conseguindo pagar seus fornecedores).

Pois bem, esse mesmo consultor da Informare me informou que se mesmo assim a empresa quiser adotar esse modo (fornecedor sintetico), ela deverá adotar um livro a parte de controle de duplicatas a pagar.

Ou seja, terá o mesmo trabalho, pois deverá se ter documentos que comprovem os pagamentos e as provisões.

Pois é meus amigos, enquanto alguns caminham para o certo, outros, levam nossos clientes para o errado e consomem o dinheiro deles com relatorios absurdos ...

Agradeço a ajuda de vocês e obrigado por responder a minha duvida.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade