x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 3.511

Contabilidade Empresa de Compra Premiada

Stênio Apoliano

Stênio Apoliano

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 20 outubro 2009 | 11:35

Gostaria de saber como faço a contabilidade de uma empresa cuja atividade é a Compra Premiada.

Detalhando: O cliente escolhe o produto e assina o contrato com a empresa, pagando um valor por um determinado tempo (12, 24, 36, 48 ou 60 meses). Caso seja contemplado antes do término do contrato, o cliente recebe o bem escolhido ou o valor do bem em espécie, não tendo que pagar mais nenhum valor. A empresa de compra premiada trata de conseguir uma outra pessoa para vender a cota que foi premiada e o processo continua. Caso o cliente não seja sorteado, ele terá que pagar todas as cotas, e no final receberá o bem objeto do contrato. Caso não pague, pode receber 85% do que pagou em mercadoria de sua escolha. Favor informar detalhadamente todo o processo de contabilização destes fatos.




GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 20 outubro 2009 | 13:41

Olá Stênio!!

Para melhor entendimento desta atividade, nos forneça a descrição da atividade da empresa registrada na Receita Federal, no Contrato Social, o enquadramento da empresa na área tributária.

Se possível os CNAEs Fiscais e as descrições dos mesmos.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
jose bonifacio de vasconcelos

Jose Bonifacio de Vasconcelos

Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2009 | 12:41

Stênio

Em várias cidades está ocorrendo essa atividade, que é irregular (ilegal), senão vejamos:
Como você disse: O cliente escolhe o produto e assina o contrato com a empresa, pagando um valor por um determinado tempo (12, 24, 36, 48 ou 60 meses). Essa atividade é de administradora de consórcio (66.19-3-99).
Tem comerciantes que formam esses grupos e dão o nome de compra premiada vendendo eletrodomésticos e motos. As motos quando sorteadas o comerciante compra a vista em nome da pessoa sorteada, ou seja, não passa pela empresa e principalmente pelo caixa e/ou bancos, já os eletrodomésticos em geral que são comprados com NF em nome da empresa, faz-se uma venda a vista com nota fiscal.
Todos os produtos (motos) premiados são comprados com NF em nome da empresa?

Stênio Apoliano

Stênio Apoliano

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2009 | 12:58

Bonifácio, realmente vc tem razão qdo diz que se assemelha a atividade administradora de consórcio.
Sim, os produtos são comprados em nome da empresa, inclusive as motos.

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2009 | 13:57

Stênio, para nós contadores, não interessa o nome que se dá ao marketing de venda ou nome de atividade que possa ser criado por empresários.

Digo isso em termos fiscais e contábeis, pois o que interessa é enquadrarmos a atividade de acordo com o que permite a Legislação Tributária.

A atividade desta empresa é comércio de eletrodomésticos e motocicletas, é simples, ela compra e vende mercadorias.

Você vai registrar as compras e vendas como todas as demais empresas do ramo comercial.

Agora se ela quer fazer consórcio ou sorteio de prêmios, deve ser feito por meio legal com inclusão dos CNAEs necessários na atividade, bem como no contrato social, fora isso é uma operação que não há como se registrar legalmente na contabilidade.

O que pode ser feito é a abertura de uma empresa de consórcio que compra os eletrodomésticos desta empresa e desenvolve a atividade de consórcio.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Antonio Luiz Braga Baima Pereira

Antonio Luiz Braga Baima Pereira

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Sábado | 23 outubro 2010 | 18:32

Caros senhores;

Percebo que na verdade este seguimento de compra prêmiada é uma piramide disfarçada para enganar os clientes, e logo este tipo de negocio será proibido no brasil.

Para consorcios a taxa de administração discontada é de 10%, a compra prêmiada cobra 15%. No consorcio você tem a segurança do Banco Central que garante que o consumidor não seja lesado, a compra prêmiada não existe isso. E os produtos na qual os clientes são obrigado a comprar para não perder dinheiro, são mais caros que no mercado comum. Isso fere a lei do consumidor, se o cliente paga no final do contrato ele pode sim receber em dinheiro o que investiu. (O cliente pagou os carnês com arroz e farinha?)

Nenhum contrato pode passar por cima da constituição e muito menos de leis pré-existentes. Esses contrato não tem validade e se alguém se sente lesado de qualquer forma, recomendo o tribunal de pequenas causas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade