x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 8.515

Livro de Registro de Inventário

Jaber Polanczyk Suleiman

Jaber Polanczyk Suleiman

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 20 outubro 2009 | 16:28

Boa tarde,

Efetuei algumas pesquisas em sites especializados a respeito do Livro de Registro de Inventário, porém, houveram algumas opniões diferentes o que me deixou em dúvida.

Então, pergunto:

Qual o prazo para encadernação e autenticação do Livro de Registro de Inventário de uma empresa que apura pelo Lucro Real trimestral?

No caso de Lucro Real Trimestral devo fazer um livro para cada trimestre ou posso encadernar a escrituração dos 4 trimestres dentro de um único volume e efetuar apenas uma autenticação?

Grato.

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 20 outubro 2009 | 20:49

Jaber Polanczyk Suleiman

Faça um termo de abertura e de encerramento e mande encadenar os 4 trimestres num só volume.

Art 260 do RIR regulamenta este livro.

RIR

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 20 outubro 2009 | 21:16

Grande Messias tudo beleza?

Bem, é o seguinte; O livro Registro de Inventário ou as fichas que o substituírem deverão ser autenticados pelas Juntas Comerciais ou repartições encarregadas do Registro do Comércio, conforme artigo 260, §2º, do RIR/99.

Uma coisa importante e que muitas vezes passa despercebidas e que o mesmo livro Registro de Inventário exigido pela legislação do IPI/ICMS, autenticado pelo Fisco Estadual não supre a exigência de autenticação pelos órgãos anteriormente mencionados (PN CST nº 5/86).

De acordo com a IN DNRC nº 65/97 a autenticação de instrumentos de escrituração mercantil pode ser efetuada antes ou depois da escrituração.

Para empresas tributadas com base no lucro real, a escrituração e a legalização do livro Registro de Inventário deverão ser providenciadas até o último dia útil do mês seguinte ao do encerramento do trimestre de apuração do lucro real, no caso de apuração trimestral ou até a data prevista para pagamento do saldo do imposto apurado no ajuste anual relativa ao ano-calendário a que se referir o inventário, no caso de apuração anual do lucro real(último dia útil do mês de março do ano-calendário subsequente - art. 858, §1º, I, do RIR/99.

Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Jaber Polanczyk Suleiman

Jaber Polanczyk Suleiman

há 15 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2009 | 08:16

Bom dia,

Agradeço ao Messias e ao Luiz pelas respostas, porém, a minha dúvida permanece...

Encadernar e autenticar apenas um volume?

Encadernar e autenticar um volume por trimestre?

Pelo que entendi da resposta do Messias seria apenas 1 volume para o ano todo.

Já pelo que entendi da resposta do Luiz seria um volume por trimestre autenticado até o ultimo dia útil do mês subsequente ao do encerramente do trimestre.

E então? Qual é a maneira correta?

Abraços.

Jaber Polanczyk Suleiman

Jaber Polanczyk Suleiman

há 15 anos Terça-Feira | 27 outubro 2009 | 15:42

Boa tarde,

Continuo na dúvida...

Tenho uma empresa Lucro Real Trimestral, o livro de inventario dela dá 2 páginas, ela trabalha com poucos produtos.
Como posso fazer para não ter que fazer um livro com 2 paginas? Considerando que preciso autenticar até o dia do vencimento do imposto do trimestre.

Pensei em utilizar fichas no lugar do livro e autenticá-las, se for possível alguém poderia me passar um modelo de fichas de registro de inventário?

Edit.: Essas fichas devem ser autenticadas uma a uma? Deve constar termo de abertura e encerramento? Se alguem puder me passar o procedimento inteiro eu agradeceria muito.

Alguem pode por favor me ajudar?

Grato...

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2009 | 09:06

Eu encaderno os 4 trimestre num só livro. Nunca fui chamado atenção pela fiscalização.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade