x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.489

Contabilização Pousada

Lara

Lara

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 28 junho 2018 | 21:48

Boa noite pessoal
Estou fazendo a contabilidade de uma pousada para inventário e a pousada está em nome do sócio pessoa fisica. Na alteração do contrato da empresa não foi incluído o imóvel como fazendo parte do capital social como imóvel. E estão querendo que a pousada faça parte do patrimônio da empresa e seje lançado no balanço . Nesse caso como posso proceder?

Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 28 junho 2018 | 21:54

Boa noite Lara.

O imovel entra no patrimônio da empresa por duas maneiras:

1 - Integralização do Capital social;

2 - Empresa comprou o imovel.

3 - Doação que alguém fez; ou

4 - Algum serviço prestado e o imovel entrou como valor pago.

Em qual caso ele está?

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)
Dennis Nepomuceno

Dennis Nepomuceno

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 29 junho 2018 | 15:18

Cara Lara,

Como muito bem explicitado pelo coleta Paulo Henrique, seu cliente se encaixa em algumas das condições. Pelo que entendi de sua exposição, o cliente já era possuidor do imóvel à época da constituição da Pousada e agora quer que o imóvel seja patrimônio da PJ.

Sempre gosto de dizer como eu agiria no procedimento e neste caso eu orientaria o cliente a fazer uma doação PF para PJ, fazer o registro da transferência no cartório de imóveis e uma alteração contratual integrando o imóvel ao capital social da empresa. É importante não esquecer de dar baixa no imposto de renda pessoa física do sócio no próximo ano.

Grande abraço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: