Ana Júlia Parreiras
Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Administrativobom dia.
ano passado foi dado pagamento de uma duplicata de cliente indevido. Posso fazer acerto creditando no caixa?
respostas 1
acessos 570
Ana Júlia Parreiras
Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Administrativobom dia.
ano passado foi dado pagamento de uma duplicata de cliente indevido. Posso fazer acerto creditando no caixa?
Dennis Nepomuceno
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Ana Júlia,
Eu não faria esse acerto passando pelo caixa, pois devemos registrar os fatos contábeis de acordo com os "fatos".
De fato, esse valor não passou pelo caixa, o que você precisa é acertar o lançamento. Como se trata de um lançamento de duplicatas a receber errôneo, eu faria da seguinte maneira, mesmo no próximo exercício:
Débito: Cliente A (lançado incorretamente)
Crédito: Cliente B (cliente correto do lançamento)
Valor: R$ xxxx
Histórico: Ajuste de lançamento efetuado incorretamente em xx/xx/xxxx. Duplicata recebida nr. xxxxx do cliente: (citar o cliente correto).
Assim o Cliente A voltará a ter o saldo devedor nas contas contábeis e o Cliente B terá o valor creditado a seu favor.
Caso a conta correta não seja de "clientes", acerte o lançamento de acordo com os fatos.
Espero que tenha sido claro,
Grande abraço.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade