x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 498

Contabilização de ISS retido, porém, não descontado no recebimento

Bruno Ribeiro Silva

Bruno Ribeiro Silva

Prata DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 2 julho 2018 | 20:32

Olá pessoal, eu tenho uma dúvida sobre a contabilização do recebimento de uma prestação de serviço com ISS retido, porém, com o valor recebido sem desconto, alguém poderia me ajudar?

A situação resumida é a seguinte:
Empresa prestadora do serviço: clube esportivo (Imune do IRPJ)
Empresa tomadora do serviço: prefeitura

O clube (prestador), emitiu uma NFS-e referente à prestação de serviços de publicidade, e o tomador (prefeitura) pagou por esse serviço 30 mil reais, sendo que 1.500 reais foram retidos pelo tomador na NFS-e.

Sendo assim, a prefeitura deveria pagar ao clube o valor líquido de 28.500, já que 1.500 foi retido, e neste caso, não haveria dificuldades na contabilização, que seria da seguinte forma:

Pela emissão da nota:
C - SERVICOS PRESTADOS (CR - RECEITAS) - 30.000,00
D - CLIENTE (AC) - 28.500,00
D - (-) ISS (CR - RECEITAS) - 1.500,00

Pelo recebimento:
D - BANCO - 28.500,00
C - CLIENTE - 28.500,00

Porém, apesar do ISS retido, a prefeitura pagou ao clube o valor inteiro que fora acordado, 30 mil, creditando o valor na conta bancária do clube, e, neste caso, eu não sei como fazer a correta contabilização do recebimento para zerar as contas.

Francisco Carlos

Francisco Carlos

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 4 julho 2018 | 11:17

Bruno, bom dia.

Se o tomador pagou um valor a maior em relação à aquele que deveria pagar, a prestadora contraiu uma obrigação e esta diferença, deverá ser contabilizada a crédito de conta a ser criada no passivo circulante em nome da tomadora dos serviços ( Pode ser dentro de CREDORES DIVERSOS ) e posteriormente o valor deverá ser devolvido à tomadora, momento que haverá a baixa da obrigação.

Sem mais.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: