Clecio Moura dos Santos
Prata DIVISÃO 2 , Assistente ContabilidadeBoa Tarde!
Gostaria de tirar algumas duvidas, apenas para ter uma exatidão em minha opinião quanto ao assunto descriminado abaixo.
Estou efetuando uma assessoria na empresa de um amigo, ele tem um grupo de empresas com 4 cnpjs.
Donos: Um casal Esposo e Esposa
Empresa A - Não emiti nf e nem fatura nada, a empresa esta com divida tributaria.- Empresa unipessoal em nome do esposo.
Empresa B - Ativa funcionando normalmente- Empresa eireli - em nome da esposa
Empresa C - Ativa empresa ME - em nome do Esposo praticamente não utiliza
Empresa D - Ativa empresa ME - em nome da esposa praticamente não utiliza.
Ambas são no mesmo cnae de atividades.
todas as compras e despesas de todas elas são pagas apenas pela EMPRESA B que atualmente é a empresa que entra dinheiro e se paga tudo.
Segunda a sua contabilidade informou a proprietária que não tem problema porque é do mesmo grupo. Contas da empresa A paga pela empresa B, conta da empresa C e D pagas pela empresa B, tem até contas pessoais.
Falei pra empresaria que esse procedimento esta errado, não se pode misturar as contas de uma empresa para pagar a conta de outra empresa.
Avistei que esta uma bagunça essas contas, orientei também que ela deve efetuar a troca do cnpj de seus fornecedores e movimentar apenas o cnpj que entrada dinheiro.
Fico imaginando como essa contabilidade deve efetuar o balanço e enviar a ECF para o governo.
Gostaria de apenas uma orientação se a minha informação esta correta, pelo menos aprendi dessa forma.
Certo da ajuda dos colegas quanto a orientação.
Att
Clécio Moura.
13. 33527359
13. 98867 8307