Douglas,
Você teria informações mais concretas sobre essa fiscalização (sem mencionar nomes é claro)?
Caso haja multa, acredito haver argumentos para contrapor o Conselho.
Vejam que a habilitação é obrigatória para o responsável técnico das demonstrações. Imaginem exigir que os auxiliares tem registro? Isso está claro que o objetivo é aumentar o faturamento dos conselhos.
Quem está graduando não poderia trabalhar na área? As empresas deixariam de contratar os iniciantes? Como ficaria o mercado dos profissionais contábeis?
Caro José,
As informações que tenho é que apenas os graduandos e os que possuem registro junto ao CRC, não receberão advertência ou multa.
Os bacharéis que não estão registrados no conselho, terão o prazo de até o próximo exame do CFC, para regularizar sua situação, caso contrário, terão de pagar uma multa que será destinada ao empregado e não ao escritório.
Essas informações não foram publicadas, estou repassando o que amigos contadores me passaram, inclusive meu patrão.
Concordo com seu argumento de uma maneira de arrecadarem, mas não penso que seja a forma mais justa do conselho arrecadar, já que os empregados podem solicitar melhores remunerações já que a contribuição ao conselho é uma contribuição obrigatória. Ou, os escritórios serão obrigados a demitir os bacharéis sem registro no conselho e manter apenas os graduandos, o que aumenta e muito a rotatividade de funcionários e também a qualidade do serviço, já que não terá uma continuidade.
Se for uma informação verídica, os conselhos de
contabilidade estarão decretando a falência de muitos escritórios e talvez uma decadência nos cursos.