x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 247.824

Contabilização distribuição dos Lucros

SANDRA MAURA PEREIRA

Sandra Maura Pereira

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 23 outubro 2009 | 08:54

Caros me ajudem por favor.
Sei que esse assunto foi amplamente discutido neste fórum mas ainda tenho dúvidas quanto à contabilização dos lucros distribuídos. Peço uma demonstração de contabilização sendo que: a empresa distribuirá os lucros trimestralmente. Gostaria de contabilizar em 31/03 a provisão dessa distribuição para pagamento em 05/04. Gostaria de criar uma conta "lucros distribuídos" redutora da conta Lucros. (não gostaria de criar no ativo circulante).
Me ajudem
Grata

"Só sei que nada sei". Sócrates.
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 23 outubro 2009 | 11:44

Bom dia Sandra Maura Pereira!

Como você mesma disse, temos muitas postagens sobre o assunto mas, como você ainda persiste com dúvidas, vou tomar como base as explicações do nosso amigo Saulo Heusi nesta postagem.

"Para que haja a distribuição de lucros é imperativo;

01 - que a empresa apure os lucros,
02 - que a lei permita que tais lucros possam ser distribuídos e
03 - que haja dinheiro para que seja efetivada a distribuição
".

Após apurado o lucro, para que a empresa possa distribuí-lo, devem ser "observadas algumas exigências e tomados alguns cuidados.

Entre estes:

- A empresa não ter débitos com a Previdência Social;
- Compensar eventuais Prejuízos Acumulados ou não;
- Haver disponibilidades para distribuição;
- Respeitar a proporcionalidade que cada sócio tem no capital social e,
- Manter sob guarda os documentos (Balanços Patrimoniais e/ou demonstrativos) que façam prova da apuração dos lucros ora acumulados
".

Para a distribuição dos Lucros aos sócios, que a "empresa distribuirá os lucros trimestralmente" (31/03), o lançamento contábil será:
"D - Lucros Acumulados (PC)
C - Distribuição de Lucros - Sócio "A" (PC)
C - Distribuição de Lucros - Sócio "B" (PC)
"

Já, quando a empresa for fazer o pagamento do lucro aos sócios (05/04), o lançamento contábil será:
D - Distribuição de Lucros - Sócio "A" (PC)
D - Distribuição de Lucros - Sócio "B" (PC)
C - Caixa ou Bancos Conta Movimento (AC)

Persistindo as dúvidas, volte a postar.

Nota:
AC - Ativo Circulante
PC - Passivo Circulante

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: