x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 898

Transferência de sobras de obras finalizadas ou em andamento para estoque

Edson J H

Edson J H

Iniciante DIVISÃO 3, Gerente Auditoria
há 5 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2018 | 15:39

Prezados,

Trabalho em uma empresa prestadora de serviços e ela periodicamente realiza obras de reforma em suas instalações para melhorar o atendimento aos clientes. Dessas obras, sobram muitos materiais, muitos até novos na caixa.

Perguntas:

1) Essas sobras poderiam ser consideradas como Estoque após o término das obras? Pelo que pesquisei no CPC 16 e 28, talvez não, preciso de confirmação.

2) Eventualmente, considerando como Estoque antes do início das obras, podemos ser questionados quanto a finalidade do mesmo por auditoria externa, tendo em vista "inflar" mesmo que momentaneamente nosso Ativo?

Grato

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2018 | 18:02

Edson,

Se eu entendi bem, você adquiriu materiais para uso em obra própria; logo, entendo que o registro deve ser feito em conta de imobilizado.
Antes do final da obra esses materiais ficam em conta de "obra em andamento" ou similar até a conclusão com o registro da conta de imóveis ou instalações etc.
Portanto, essas sobras só serão registradas em estoque se a entidade direcionar esses bens para venda, e, neste caso, deve baixar da conta de "obra em andamento".
Se há intenção de venda a entidade terá que determinar o valor de realização e fazer um ajuste em resultado (despesa) se o valor de realização for menor que o valor de aquisição.


Edson J H

Edson J H

Iniciante DIVISÃO 3, Gerente Auditoria
há 5 anos Segunda-Feira | 6 agosto 2018 | 08:39

Obrigado Edmar,

A empresa estará utilizando essas sobras para utilizar no reparo ou até mesmo outras obras novas.

A ideia é transferir para um estoque de manutenção e baixar a cada utilização mediante Ordem de Serviço.

Devo baixar de obras em andamento e transferir para o estoque diretamente?

Atte

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.