x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 104.900

lançamento contábil compra com cartão de Crédito

Lilian

Lilian

Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2009 | 00:33

Boa Noite!

Comecei trabalhar em uma empresa na area contabil e financeiro e utilizam o cartão de crédito corporativo ( são 3 sócios que utilizam).
A utilização do cartão são para pagtos de despesas com taxi, viagem aerea, compra de brindes, compra de material de forn, combust., estacionam., refeições, e outras.( e existem muitas pagtos parcelados). Até hoje a pessoa que fazia esse serviço lançava nota por nota, por fornecedor no sistema parcelado com as datas de vencimento do cartão. e baixava conforme vem na fatura mes e mes. (mas o lançamento esta no nome do fornecedor.)
Estou na dúvida, se não teria que ser feito os lançamentos no nome da Administradora do Cartão ( Itaucard)? e como devo lançar com as compras e gastos parcelados.

ROYAL N. DA SILVA

Royal N. da Silva

Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Domingo | 1 novembro 2009 | 17:15

ola lilian!
com relação como se precede o lançamento é simples

1° você terá que fazer A PROVISAO a compra feito no cartao depois disso é só daR baixa no caixa mes a mes
ex:

PROVISAO DA COMPRA
d-desp c/cartao de credito (R)
C-FORNECEDOR(ONDE SE FEZ A COMPRA) (P)
HISTORICO: PROV REF.DOC XX OU N°CARTAO DA QUAL SE FEZ A COMPRA

PAGAMENTO
D- FORNECEDOR
C-CAIXA
H- PGTO DA 01 PARCELA REF .DOC N°XX OU N°CARTAO


OBS: ISSO VOLTADO PARA COMPRAS PARCELADAS

SE FOSSE COMPRA A VISTA PODERIA JOGA DIRETO .

D-DESP C/CARTAO DE CREDITO
C-CAIXA

com relação aos socio vc na realidade quer separa a compra de cada um,certo!. não da pois um unico numero para os socios, a nao ser cada um tivesse n° de cartao de identificação diferente. aí sim vc poderia fazer o lançamento igual acima e no historico cita o socio que ultilizou.

espero que tenha lhe ajudado.

Irineu Luiz Merisio

Irineu Luiz Merisio

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Domingo | 1 novembro 2009 | 17:38

Lilian
Prezada,

Eu sempre fiz os lançamentos das compras por cartão de crédito da seguinte forma:

Pela compra:
D> debito da conta apropriada ao gasto (CR)
C> Cartão Itau card a pagar (PC)

No pagamento:
D> Cartão Itau card a pagar (PC)
C> Caixa ou banco

Não seria correto lançar na conta de cada fornecedor, porque quando vc usa o cartão de crédito, quem paga ao fornecedor é a administradora do cartão e vc paga a administradora do cartão.

Quando vc compra direto do fornecedor, aí vc faz o pagamento ao fornecedor.
sds

"As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram
as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam."
(George Bernard Shaw)
Acesse o Fórum Contábeis
http://www.forumcontabeis.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade