x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 15.950

ECF - registro M300

Edson

Edson

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 10 agosto 2018 | 16:31

O Registro M300 – Demonstração do Lucro Real, da ECF (Escrituração Contábil Fiscal), apresenta os lançamentos da parte A do e-Lalur, para fins de apuração da base de cálculo da IRPJ anual, trimestral e nos meses com estimativa apurada com base no balanço/balancete.
No preenchimento deverá ser informado o “Indicador de Relacionamento do Lançamento da parte A”, conforme a seguir:
1 – Com Conta da Parte B
2 – Com Conta Contábil
3 – Com Conta da parte B e Conta Contábil
4 – Sem Relacionamento

duvida: o relacionamento com a "conta contábil" é apenas com as contas de resultado(despesas e receitas) ou podem ser com contas patrimoniais(ativo ou passivo)?
por exemplo em um lançamento de despesas não dedutiveis: debita a conta de despesa XX e credita (bancos) YYY_____a conta a ser relacionada é a XXX ou YYY, ou tanto faz??

provisão de PDD= debita conta de despesa e credita no ativo conta redutora, na apuração este valor é adicionado, e o mesmo ´tem relacionamento com uma conta da parte B, certo?? agora o relacionamento com a conta contabil a ser informado na parte A é a conta redutora do ativo ou a conta de despesa, ou tanto fa
eu sempre relacionei com contas de despesas e de receitas(adiçoes ou exclusões) na parte A. A duvida surgiu pq estou dando continuidade nos trabalhos de uma empresa onde o antigo contador relacionou com contas de ativo e passivo e na ecf não deu erro e nem aviso.

se algum dos colegas puderem me ajudar eu agradeço

abs

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.