x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.937

Utilização das contas de resultado

Camila Melo Pierazzo

Camila Melo Pierazzo

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2009 | 14:49

Olá pessoal!!

Preciso que me ajudem com a seguinte duvida:

As contas de resultado devem ser utilizadas apenas no final do exercicio (ano) ou pode ser usada mensalmente?

Por que tenho lançamentos de Receitas e Despesas que em contra partida usa-se Ativo e Passivo e se eu não usar ''as contas de resultado" meu balancete não fecha, fica a # entre ativo e passivo examente do valor das contas de receita e despesas.

O que fazer?

Obrigada mais uma vez pela atenção de todos.

Abraços,

Camila Melo
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2009 | 15:41

Camila Melo

A maioria dos programas de contabilidade vem com a opção para voce cadastra as conta de Lucro e Prejuizo no PL. Portanto quando voce rodar o balanço o programa contábil leva o resultado para o PL com a objetivo de igualar Ativo e Passivo. Caso seu programa contábil não tenha essa opção, voce poderá fazer manualmente.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Camila Melo Pierazzo

Camila Melo Pierazzo

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Sábado | 31 outubro 2009 | 13:43

Messias, boa tarde!

Realmente no final do balancete o relatorio traz o valor do Lucro ou Prejuizo.

Nesse caso eu só devo lançar essa # que esta entre ativo e passivo que é o lucro ou prejuizo para poder fechar, é isso mesmo?

Se sim, qual a contra partida que devo fazer, tipo Credita Lucro e qual conta devo debitar?

Sendo assim as conta de resultado são utilizadas somente no final do exercicio, correto?

Desculpe, tantas perguntas... e desde já agradeço sua atenção.

Obrigada,

Camila Melo
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Sábado | 31 outubro 2009 | 16:04

Camila Melo

Me parece que, no final do exercicio, seu programa contábil fará automaticamente.

Se o programa contabil não fizer ou se voce quizer pode fazer o seguinte:

1-Abra no grupo de despesas, no final das contas de despesas, o seguintes contas, exemplo como se seui plano tivesse 5 níveis:
-490.00.0000 Resultado do Exercicio
-490.01.0000 Lucro ou Prejuizo
-490.01.0001 Resultado do Exercicio
-490.01.0002 Provisão para IRPJ
-490.01.0003 Provisão para CSL

2-Vamo supor que o resultado do exercicio foi um lucro de 1.000,00. Então teríamos 150,00 de IRPJ e 90,00 de CSLL.

3- Calcule o lucro sem os tributos: 1.000,00 - 150,00 - 90,00 = 760,00 e faça os seguites lançamentos;

D-490.01.0001(na despesa)
C-Lucro do Exercicio(no PL)...........760,00

D-490.01.0002(na Despesa)
C-Provisão p/ IRPJ(PC)..................150,00

D-491.01.0003(Na despesas)
C-Provisão p/ CSLL(PC)...................90,00

Veja que feito estes lançamentos a Receita ficará igual a Despesa e o Ativo igual ao Passivo.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade