x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 3.880

Cancelamento de Vendas com Cartão de crédito

Renan Silva Andrade

Renan Silva Andrade

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Escritório
há 15 anos Terça-Feira | 3 novembro 2009 | 08:41

Minha empresa é prestadora de serviços do ramo de transportes, aonde faço a contabilização das vendas de cartão de crédito porém estou na dúvida em relação a necessidade da contabilização dos cancelamentos efetuados pela administradora, sendo que pelo pouco entendimento que tenho em relação ao assunto deverá se contabilizar como perda, pois em alguns casos a venda cancelada já constou no meu faturamento e a administradora debita aquele valor em cima dos meus recebíveis.

Caso alguém tenha experiência sobre o assunto e gostaria de me ajudar agradeço.

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 3 novembro 2009 | 11:26

Olá Renan!!

O cartão de crédito é apenas uma forma de pagamento, o faturamento se dá pela emissão de notas fiscais, originando a fatura que será paga pelo cartão de crédito.

No caso da transportadora, o faturamento se dá pela emissão do CTRC - Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas, gerando o faturamento para porterior pagamento.

Verifique a forma que está sendo feita esta operação para que não haja conflito de informações.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Renan Silva Andrade

Renan Silva Andrade

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Escritório
há 15 anos Terça-Feira | 3 novembro 2009 | 14:14

Obrigado pela resposta, e desculpe por não deixar claro o que queria dizer, então vou reformular minha dúvida.

A contabilização das receitas de vendas de passagens terrestres da empresa onde trabalho é feita diretamente pelo extrato mensal fornecido pela administradora do cartão aonde se contabiliza o faturamento e as tarifas pelo regime de competência, porém a administradora encaminha frequentemente a "temida" carta de cancelamento, relativo muitas vezes a vendas faturadas a vários meses, debitando aquele valor dos meus recebíveis.
Essas cartas de cancelamento terei que contabilizar perda ?

Obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade