x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.439

Escritorio Contábil - Desde o início

Sandra Belotti

Sandra Belotti

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 6 anos Domingo | 26 agosto 2018 | 12:03

Bom dia pessoal!
Sou formado a bastante tempo, mas sempre trabalhei em empresas nas áreas contábil e financeira.
Agora decidi que é hora de dar um rumo na minha vida e decidi trabalhar por conta como contador autônomo.
Tenho estudado bastante, porém as dúvidas são muitas:

- Software a utilizar
- Legislação em geral, uma vez que trabalhando em empresas você fica restrita a determinados assuntos e não tem uma visão geral.

Preciso de muitas dicas e sugestões por onde começar!

Se houve alguém de Niterói que eu pudesse trocar idéias ficaria muito agradecida.

Bruno Ribeiro Silva

Bruno Ribeiro Silva

Prata DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Domingo | 26 agosto 2018 | 14:56

Sandra, minha mãe também trabalhou em empresas a vida inteira, e há pouco mais de um ano abriu o seu próprio escritório, em casa mesmo, e eu desde então trabalho com ela, por isso vou te passar umas dicas sobre a nossa experiência.
Em relação à legislação, não dá pra fazer uma lista daquelas que você irá precisar usar, porque são inúmeras, e que mudam constantemente. Como você vai começar o seu escritório sozinha, no começo você irá fazer todas as áreas, contábil, fiscal e trabalhista, então você terá que ter um conhecimento geral.
Sobre o software, como você já trabalhou em escritórios, sabe que é a ferramenta indispensável para trabalhar, existem várias opções no mercado, aqui nós trabalhamos com a Domínios Sistemas, e estamos totalmente satisfeitos com o programa, é bastante completo, as atualizações referentes à legislação, erros e melhorias são quase que diárias, e o principal, o suporte é excelente. O resto dos softwares que você irá precisar são aquelas ferramentas oficiais e gratuitas que já estamos acostumados no trabalho, programas do SPED, DCTF, SEFIP, etc.
Hoje em dia se imprime cada vez menos, mas, ainda assim, você irá precisar de uma impressora, caso queira sugestão, nós compramos uma EPSON L395, foi uma das melhores aquisições que já fiz na vida, ela é extremamente econômica, com um frasco de tinta eu calculo que imprimi cerca de 3.000 páginas, em um ano, só precisei recarregar uma única vez.
Nós evitamos ficar produzindo e armazenando documentos desnecessários que causam desorganização, e não armazenamos documentos dos clientes no escritório, devolvemos todos após lançados, o que diminui bastante a necessidade de investimento em caixas de arquivo morto e pastas diversas.
Resumindo, para iniciar o seu trabalho, você precisará de um computador, um programa, conhecimento, e, principalmente, de clientes.
Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só perguntar, e boa sorte na sua carreira.

Renato Carvalho Costa

Renato Carvalho Costa

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 28 agosto 2018 | 20:23

Sandra,

Que bacana, desde já desejo sorte e sucesso.

Software hoje em dia tem bastante...mas coloco 3 que atendem bem as principais rotinas, CALIMA, QUESTOR e o DOMÍNIO.

Sugiro acompanhar as notícias aqui do portal mesmo e de grupos do facebook, pra ficar atenta quanto ao que acontece no dia a dia e trocar experiências.

Outra dica são cursos pra aperfeiçoar, atualizar e se especializar.

Indico Escritório de Contabilidade Na Prática, muito bom pra iniciantes, segue link do site >>> Curso Escritório de Contabilidade Na Prática

Manual Indispensável Para Contadores Iniciantes, ACESSE >> https://manualpraticascontabeis.kpages.online/versao-2022
Renato C. C. Colman
Contador e Consultor Empresarial
Contato: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade