Sandra, minha mãe também trabalhou em empresas a vida inteira, e há pouco mais de um ano abriu o seu próprio escritório, em casa mesmo, e eu desde então trabalho com ela, por isso vou te passar umas dicas sobre a nossa experiência.
Em relação à legislação, não dá pra fazer uma lista daquelas que você irá precisar usar, porque são inúmeras, e que mudam constantemente. Como você vai começar o seu escritório sozinha, no começo você irá fazer todas as áreas, contábil, fiscal e trabalhista, então você terá que ter um conhecimento geral.
Sobre o software, como você já trabalhou em escritórios, sabe que é a ferramenta indispensável para trabalhar, existem várias opções no mercado, aqui nós trabalhamos com a Domínios Sistemas, e estamos totalmente satisfeitos com o programa, é bastante completo, as atualizações referentes à legislação, erros e melhorias são quase que diárias, e o principal, o suporte é excelente. O resto dos softwares que você irá precisar são aquelas ferramentas oficiais e gratuitas que já estamos acostumados no trabalho, programas do SPED, DCTF, SEFIP, etc.
Hoje em dia se imprime cada vez menos, mas, ainda assim, você irá precisar de uma impressora, caso queira sugestão, nós compramos uma EPSON L395, foi uma das melhores aquisições que já fiz na vida, ela é extremamente econômica, com um frasco de tinta eu calculo que imprimi cerca de 3.000 páginas, em um ano, só precisei recarregar uma única vez.
Nós evitamos ficar produzindo e armazenando documentos desnecessários que causam desorganização, e não armazenamos documentos dos clientes no escritório, devolvemos todos após lançados, o que diminui bastante a necessidade de investimento em caixas de arquivo morto e pastas diversas.
Resumindo, para iniciar o seu trabalho, você precisará de um computador, um programa, conhecimento, e, principalmente, de clientes.
Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só perguntar, e boa sorte na sua carreira.