x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.439

Escritorio Contábil - Desde o início

Sandra Belotti

Sandra Belotti

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 6 anos Domingo | 26 agosto 2018 | 12:03

Bom dia pessoal!
Sou formado a bastante tempo, mas sempre trabalhei em empresas nas áreas contábil e financeira.
Agora decidi que é hora de dar um rumo na minha vida e decidi trabalhar por conta como contador autônomo.
Tenho estudado bastante, porém as dúvidas são muitas:

- Software a utilizar
- Legislação em geral, uma vez que trabalhando em empresas você fica restrita a determinados assuntos e não tem uma visão geral.

Preciso de muitas dicas e sugestões por onde começar!

Se houve alguém de Niterói que eu pudesse trocar idéias ficaria muito agradecida.

Bruno Ribeiro Silva

Bruno Ribeiro Silva

Prata DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Domingo | 26 agosto 2018 | 14:56

Sandra, minha mãe também trabalhou em empresas a vida inteira, e há pouco mais de um ano abriu o seu próprio escritório, em casa mesmo, e eu desde então trabalho com ela, por isso vou te passar umas dicas sobre a nossa experiência.
Em relação à legislação, não dá pra fazer uma lista daquelas que você irá precisar usar, porque são inúmeras, e que mudam constantemente. Como você vai começar o seu escritório sozinha, no começo você irá fazer todas as áreas, contábil, fiscal e trabalhista, então você terá que ter um conhecimento geral.
Sobre o software, como você já trabalhou em escritórios, sabe que é a ferramenta indispensável para trabalhar, existem várias opções no mercado, aqui nós trabalhamos com a Domínios Sistemas, e estamos totalmente satisfeitos com o programa, é bastante completo, as atualizações referentes à legislação, erros e melhorias são quase que diárias, e o principal, o suporte é excelente. O resto dos softwares que você irá precisar são aquelas ferramentas oficiais e gratuitas que já estamos acostumados no trabalho, programas do SPED, DCTF, SEFIP, etc.