x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.900

Valor Presente

Alessandro de Souza Silva

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Financeiro
há 15 anos Quarta-Feira | 4 novembro 2009 | 18:58

Em uma determinada operação, contabilizei um venda a valor presente conforme instruções da CPC.
A cada mês é emitido uma nota fiscal de aluguel, eu estorno a receita já reconhecida a valor presente e a diferença eu contabilizo como juros.

No meu contrato de venda há uma clausula de correção do valor de venda pelo INPC, a minha dúvida é sobre como contabilizar essa correção do INPC.

Devo contabilizar essa correção do INPC a valor presente ou devo deixar esse valor de correção ser contabilizado pela parcela mensal?

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Sábado | 28 novembro 2009 | 13:21

Eu só não estou entendo o seguinte:
Voce emiti uma nota de aluguel de 1000,00 e recebe monetáriamente 1000,00, não entendo onde entra a correção monetária. Se fosse emitido 1000,00 para rebecer, por exemplo, 1200,00 ai daria para entender.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Ed Carlos Fernandes Alves

Ed Carlos Fernandes Alves

Iniciante DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 23 dezembro 2009 | 11:11

Ola alessandro de souza silva, voce so pode fazer um lancamento a valor presente quando realmente o seu cliente for fazer o pagamento de forma antecipada, ou seja valor que seria recibo futuramente.

Com relacao a correcao pelo inpc voce devera usar a conta variacao monetaria ativa ou passiva.

Se voce for trazer a valor presente nao sera variacao mas sera ajuste a valor presente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade