x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.054

Duvidas em lançamentos

Rose Liboredo

Rose Liboredo

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 5 novembro 2009 | 16:00

Senhores consultores vou explicar meu problema num balancete se puderem me ajudar ficarei muita grata.
"Uma empresa de lucro presumido comprou uma fazenda em seu nome. Contratou empregados, faz a folha mensalmente paga obrigações sociais , comprou bois p/abate e agora vendeu alguns p/um frigorifico. Tudo é documentado c/nome da empresa que tem uma atividade totalmente diferente do exposto. Gostaria de saber qual a forma correta para eu contabilizar? A Fazenda pertence a empresa devo imobilizá-la?
E quanto as despesas e receitas. Devo lançar as receitas como outras receitas? A fazenda deveria ser uma outra firma, c/CNPJ etc. Mas se tenho todos os documentos em nome dessa empresa, não posso fazer a contabilidade dentro do balancete da mesma? Espero que alguem me diga algo. Obrigada

José Henrique Santos Carneiro

José Henrique Santos Carneiro

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 16 novembro 2009 | 19:30

Rose, boa tarde.
Entendo que deverá alterar o seu contrato social acrescentando tais atividades (rural e agroindustrial) para que vc. possa contabilizar suas operações normalmente. Até porque a empresa comprou uma fazenda e deverá fazer o lançamento da contra-partida da saída do recurso. Como na contabilidade deve prevalecer a essência sobre a forma, então, entendo que vc. deve imobilizar os bens adquiridos. Mas deve fazer a alteração contratual para que possa, inclusive, ter benefícios fiscais que a atividade rural e agroindustrial propicia, tais como a depreciação que pode ser integralmente no próprio ano-calendário de aquisição e também não se aplica o limite de 30% à compensação dos prejuízos fiscais. No entanto, tais benefícios são para empresa no Lucro Real, que não é o seu caso, mas que poderá ser após estudo tributário. Caso não seja interessante fazer a alteração contratual para incluir atividade rural, então, o lançamento contábil da aquisição da fazenda deve ser na conta de investimentos. Agora, se há movimentação da atividade rural, talvez seja interessante abrir empresa nova com essa atividade.

Espero ter ajudade em alguma coisa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade