x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 311

Tomador de Serviços com Retenção na Fonte

ANA

Ana

Bronze DIVISÃO 4 , Assessor(a) Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 13 setembro 2018 | 11:51

Bom dia,

Uma empresa TOMADOR DO SERVIÇOS, precisa recolher impostos de várias empresas PRESTADORAS DE SERVIÇOS na mesma competência,
preciso somar em um único DARF ou posso fazer vários DARFs com o mesmo código, um pra cada prestador de serviço?

George Batista

George Batista

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 13 setembro 2018 | 14:24

Analy,

Sim deste modo!
Abaixo exemplo para facilitar seu entendimento:

Uma empresa utiliza serviços de:
1 - Representação comercial
2 - Consultoria
3 - Autônomos
4 - Aluguel (Pagos a pessoa física).

Para as atividades de 01 a 02, caso as empresas prestadoras sejam do simples nacional, não há a necessidade de retenção do imposto federal.

Porém , caso estejam fora deste regime de tributação, será necessária retenção do IR (Mesmo que o prestador não apresente em NF).

O códigos para esses Darf's seriam:
1 - Representação comercial, 1708
2 - Consultoria, também 1708

Para as demais atividades
3 - Autônomos, 0588
4 - Aluguel (Pagos a pessoa física). 3208

*PIS e Cofins, dependeria do regime de tributação adotado pela empresa.

ANA

Ana

Bronze DIVISÃO 4 , Assessor(a) Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 13 setembro 2018 | 14:33

Acho que não conseguir me expressar muito bem, a minha dúvida é a seguinte: no caso do seu exemplo a 1 e a 2 possui o mesmo código de recolhimento 1708, eu posso fazer dois DARFS, um para cada empresa ou devo somar e recolher em um único DARF?

George Batista

George Batista

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 13 setembro 2018 | 15:37

Boa tarde Analy,

O imposto pode ser recolhido em um único DARF, ou vários, isso dependerá como é o controle da contabilidade sobre o fatos que geram essa obrigação caso seja necessário comprovação de pagamentos.

Como sugestão, é melhor um único DARF com o valor total do imposto de acordo com o respectivo código, pois isso irá facilitar o preenchimento da sua DCTF no futuro.

att;

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: