Boa noite Ricardo,
Você pode depreciar, vender e até doar as tais máquinas, sem que com isto diminua o valor do Capital Social integralizado.
O princípio é o mesmo usado para integralização em dinheiro, ou seja, você pode gastá-lo sempre que precisar até ficar sem nenhum tostão e nem por isto estará diminuindo o Capital integralizado em espécie.
Isto porque a integralização do Capital Social foi apenas representada pela entrega de dinheiro e ou de bens. É com este patrimônio que a empresa dará inicio às suas atividades.
Quando se der a extinção da empresa e o consequente Distrato Social, levantar-se-á Balanço Patrimonial. Se o resultado for negativo os sócios auferirão lucros, se negativo, suportarão os prejuízos na mesma proporção da participação de cada um no Capital Social.
Para exemplificar, suponha que participa com 50% do Capital Social de uma empresa integralizando parte de suas quotas em dinheiro e parte em bens. A empresa dá início às suas atividades; gasta aquele dinheiro, compra, vende, contrata e despede empregados, ganha mais com as vendas, paga impostos, usa os bens até estarem totalmente depreciados, adquire outros e enfim, funciona normalmente por trinta anos.
Ao cabo deste período você e os demais sócios resolvem encerrar as atividades. Os compromissos são liquidados, os recebimentos realizados e o Balanço de encerramento indica a existência (ainda) de dinheiro em caixa e no Banco, de alguns bens e de um saldo de lucros acumulados e ainda não distribuidos durante aqueles anos.
A rigor sua aplicação nas quotas de capital valorizaram, pois a parte que lhe cabe (50% de tudo) agora é maior do que aquela que você investiu quando iniciou a empresa.
Se por outro lado seu no Balanço de encerramento, indica que sobraram apenas dívidas e quase nenhum bem ou estoque que possa ser convertido em dinheiro, você será responsável por 50% do prejuízo e das contas a pagar. Foi um péssimo investimento.
Reconheço, a exemplificação é bastante simplista, mas quero crer que lhe ajudará a entender que a aquisição de quotas de capital nada mais é do que um investimento cuja lucratividade também depende de você.
...