Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 2.417

Empresa que paga contas de outra empresa

Cibele Lima

Cibele Lima

Bronze DIVISÃO 5 , Não Informado
há 15 anos Segunda-Feira | 9 novembro 2009 | 15:25

Colegas,

Tenho uma empresa que é um posto de gasolina, vi no movimento contabil enviado que essa empresa pagou váriosssss boletos referente a uma outra empresa que é uma loja de conveniencia ( sao as duas do mesmo dono, mas sao empresas diferentes, com cnpjs diferentes, nao é nem mesmo uma filial), são pagamentos de mercadorias que a loja de conveniencia comercializa, e como todos esses pagamentos foram feitos pelo banco nao tenho como deixar de lançar, agora me digam..como contabilizar isso?

Agradeço a quem puder responder

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Segunda-Feira | 9 novembro 2009 | 16:12

Boa tarde Cibele,

Elabore Contratos de Mútuo para cada mês acobertando todas as operações daquele mês.

Pesquise no Banco de Dados sobre a elaboração, tributação dos rendimentos e contabilização destes contratos.

Reúna-se com os interessados e deixe claro o risco fiscal que incorrem pela habitual repetição da operação.

...

Cibele Lima

Cibele Lima

Bronze DIVISÃO 5 , Não Informado
há 15 anos Segunda-Feira | 9 novembro 2009 | 17:23

Obrigada Saulo , nao sei bem o que é um contrato mutuo , mas pesquisarei sobre o assunto...

Mas.... e se no plano de contas da empresa q está pagando eu criasse uma conta no grupo de despesas com o nome "Despesas empresa Y" ?, eu poderia optar por isso tambem?

W. Silva

W. Silva

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 9 novembro 2009 | 22:07

Cibele, na despesa não, em minha opnião você deveria fazer o contrato de emprestimo de mútuo entre as empresas (procura algum material que fale sobre empresas ligadas ou controladas). O mútuo e legal.

no plano de contas:
Empresa x (ATV.EXIG.LONG.P.)
Empresa X (PAS.EXIG. LONG. P.)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade