x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 10.464

Balanço zerado

William Ilário de Lima

William Ilário de Lima

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 9 novembro 2009 | 16:15

Olá, pessoal!

Fui procurado por uma associação que pleiteia um convênio junto à Prefeitura que exige a entrega do balanço do ano anterior (2008).
Ocorre que esta associação jamais adquiriu qualquer bem em seu nome, nunca teve escrituração contábil regular (embora tenha certidões negativas de débito), está instalada num terreno cedido e um dos diretores paga as contas de água e luz em nome de terceiros.
Fui "aconselhado" por uma diretora a elaborar um "balanço zerado".
O que/como eu devo fazer?

"Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usar legitimamente..." Apóstolo Paulo em I Tm 1:8
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Segunda-Feira | 9 novembro 2009 | 16:33

Boa tarde William,

A rigor não existe "Balanço Zerado".

Esta entidade certamente teve movimento, tanto assim é que permanece a diretoria ativa. Como prova disto, se tem (por exemplo) o pagamento de despesas por um dos diretores.

Estes valores devem constar como doações ou mensalidades de associados em contrapartida das referidas despesas. Estou certo de que a diretoria poderá prestar outras informações que comprovam receitas e despesas.

Elabore um Balanço de Abertura com base em informações da diretoria. Para tanto, pesquise no Banco de Dados do Forum acerca do assunto.

Alternativamente, se não possue a obrigatória contabilidade, apresentem o recibo da Declaração de Inatividade acompanhada de Declaração da Diretoria confirmando a inexistência de bens e direitos.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade