x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 12.176

Contabilização de um bem comprado para sorteio

Beatriz

Beatriz

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 1 outubro 2018 | 10:50

A empresa que estou contabilizando é lucro real. Comprou uma moto para fazer sorteio, so que a nota fiscal de entrada saiu com CFOP 5912 ( saida para demonstracao) em nome da propria vendedora. Estou sem saber como contabilizo essa nota fiscal se ela nao saiu em nome da empresa que vai fazer o sorteio.

JUNIOR HOLIVER

Junior Holiver

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 1 outubro 2018 | 14:36

Bom me deixa tentar ajudar da forma que eu entendi.
Este sorteio seria realizado para que fins?
Ate o momento não aconteceu nenhuma operação contábil e nem fiscal dentro da empresa que comprou o veiculo. Por que a empresa proveniente vendedora não realizou a venda e sim uma saída para demonstração da sua mercadoria, para que seja vista no sorteio... Que provavelmente será emitida uma nota de retorno desta demonstração. Então não e necessário contabilizar uma vez que nem saiu com o nome da empresa em questão.
O que me leva a entender que, se trata de uma operação triangular entre as empresa adquirente e vendedora. Para conseguirmos entender a operação triangular de forma mais clara, vamos definir as três pessoas envolvidas.
-Empresa Vendedora.
-Empresa Compradora.
-Sorteado.
A operação de venda à ordem se caracteriza pela entrega da mercadoria ao destinatário, por conta e ordem do adquirente original. É importante ressaltar que, nesta operação, tanto o fornecedor (vendedor remetente) quanto o adquirente original devem ser contribuintes do ICMS, tendo em vista que, para ser caracterizado venda à ordem, deverá ser realizado duas vendas nessa operação triangular. O destinatário, por sua vez, poderá ser pessoa física ou jurídica. Ate mesmo por que quem vai garantir a garantia do produto é a vendedora, a mercadoria só vai transitar pela compradora uma vez que ela vai realizar o pagamento. E a sorteada ira receber a nota de venda por conta de ordem de terceiros.
Partir deste tempo, tempos um fato contábil e fiscal a ser escriturado:

Pela entrada da mercadoria por remessa simbólica CFOP 5119/6119 NF emitida pela Vendedora.
D- Estoque (mercadorias - brindes/prêmios) (AT)
D- Icms a Recuperar (AT)
C- Fornecedor (PV)
Pela Baixa e reconhecimento no (CR) Venda por Ordem CFOP 5120/6120 NF emitida pela compradora.
D- Brindes/Prêmios (CR)
C- Icms a Recolher (PV)
C- Estoque (mercadorias - brindes/prêmios) (AT)
Pelo pagamento ao fornecedor
D- Fornecedor
C- Caixa/Banco

Junior Holiver
Espero ter ajudado

Fernanda Nunes

Fernanda Nunes

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 4 anos Quarta-Feira | 4 dezembro 2019 | 10:26

Me ajudem,

Somos empresa do lucro real prestadora de serviços. Logo, não temos inscrição estadual.
Estamos adquirindo bens para sorteio entre os funcionários. Tenho dúvidas na saída da mercadoria.
Na entrada, vamos adquirir os bens, a nota fiscal virá em nome da empresa. Contabilizarei no ativo circulante até a distribuição.
Na distribuição, qual documento usarei para justificar a saída? Terei que emitir nota fiscal de saída? Como? Emitimos nota fiscal apenas de serviço.
Posso contabilizar diretamente na despesa e adicionar ao lucro real?

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 4 anos Quarta-Feira | 4 dezembro 2019 | 13:48

Boa tarde !
Complementando:  Sobre o valor do bem objeto do premio incide 15% de IRRF.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.