Adriana
Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente AdministrativoBom dia
Estou com um caso de uma cuidadora de idosa, e estou com algumas duvidas.
A cuidadora dorme na residencia da idosa, pois a distancia de sua residencia a casa da idosa é de aproximandamente 30 Km, o que seria inviável tanto para a cuidadora, como para a empregadora, sem contar que se tornaria oneroso o custo com transporte publico.
A cuidadora ganha R$ 2000,00/mensais, bem acima do piso/media.
Existe um contrato assinado com horarios pre-estabelecidos na qual a cuidadora devera prestar seus serviços de Seg a Qui das 09hs as 19:48 com 1 hora de 1/2 de almoço, e as sextas feiras 09hs as 17h30 também com 1 hora e meia de almoço. e não trabalha as finais de semana. Sendo assim entendo que é menos de 44 horas semanais)
Apos este horário a mesma esta livre para fazer o que quiser.
Ficou acordado para a cuidadora dormir com a Idosa, por precaução uma vez que a idosa é totalmente dependente de terceiros e se a idosa passar mal ou algo do tipo ter alguém próximo a ela.
E caso haja alguma emergência ou algo que precise intervir ela esta la para tomar as devidas providencias e entrar em contato com a família.
Entretanto a Idosa dorme a noite toda e não precisa de cuidados especiais, salvo quando ha uma medicação via oral prescrita por médicos para ser dada, Mas isso é raro e coisa de no máximo 5 ou 10 minutos..
Então ambas dormem a noite toda.
Neste caso eu tenho que pagar adicional noturno para a cuidadora, uma vez que não delego ordens? O fato da cuidadora dormir no local caracteriza que ela esta trabalhando?
Pois senti por parte dela que ela pensa que sim.
E se no futuro ela vier alegar que trabalhava a noite, que não dormia, que ficava mudando a posição da idosa na cama a cada duas horas, como faz durante o dia em seu horário e trabalho, a fim de evitar surgimento de feridas, enfim colocar um monte coisas, hipóteses..
Como devo proceder para evitar problemas futuros uma vez que somente ela e a Idosa moram na casa, e no mesmo quintal mora o filho que e casado..
No aguardo, agradeço
Adriana