x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.042

Ajuste emprestimos

Amora

Amora

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 16 novembro 2009 | 10:49

Bom dia a todos!

Gente estou com o seguinte problema um dos meus clientes deixou de me enviar alguns extratos referente a um emprestimo bancário e encerramos o balanço do ano de 2008. No momento que recebi verifiquei a diferença entre os saldos da conta emprestimos. Como solucionar esse problema? Posso fazer ajustes de exercicios anteriores?

Estou na dúvida!

desde já
Obrigada

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Segunda-Feira | 16 novembro 2009 | 11:20

Bom dia Aracelly,

Não só pode, como deve elaborar os ajustes já nos primeiros dias do ano de 2009.

Se as "diferenças" forem pertinentes apenas às contas patrimoniais, você não precisa mais do que corrigí-las considerando eventuais pagamentos.

Entretanto, considerando que você afirma que não recebeu "alguns extratos", os ajustes não serão tão simples haja vista que nestes extratos certamente constam outros pagamentos, depósitos, saques e despesas.

Se tais ajustes alterarem o resultado da empresa em 31/12/2008, deverão ser considerados também os reflexos tributários.

...

Amora

Amora

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 16 novembro 2009 | 11:46

Bom dia Saulo!

As despesas com IOF e juros foram calculadas corretamente por que eram demontradas nos extratos da conta corrente que recebi no periodo devido.

A diferença é só na contas patrimonias mesmo, a aquisicão desse emprestimo foi em um periodo anterior, onde eu nao fazia a contabilidade então quando fiz a implantação de saldos de acordo com os livros contabeis de 2007.
E no momento verifiquei o mesmo problema na conta de Aplicações financeiras.

Posso fazer os mesmos ajustes??

Saulo muito obrigada pela atenção vc esta me ajudando muito!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Segunda-Feira | 16 novembro 2009 | 18:51

Boa tarde Aracelly,

Exatamente!

Se tais ajustes referem-se apenas às contas Patrimoniais, devem ser efetivados nos primeiros dias úteis do ano de 2009, ou tão logo os tenha percebido (no decorrer do ano).

Vale dizer que por não alterarem o Resultado apurado no Balanço Patrimonial encerrado em 31/12/2008, podem ser efetivados a qualquer momento do ano seguinte.

...


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade