x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 481

Remessa em Bonificações

PETRONIO BENTO DA SILVA FILHO

Petronio Bento da Silva Filho

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 31 outubro 2018 | 14:45

Pessoal, boa tarde,

Trabalho em um escritório de contabilidade e estou com uma dúvida com relação a contabilização de remessa em bonificação.

Ex: nota fiscal emitida no valor de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil) - CFOP 5910.

Contabilização:

D - Clientes
C - Receita de Bonificações - R$ 25.000,00

D - Custo*
C - Estoque

* valor da entrada da mercadoria

A minha dúvida com relação a baixa na conta de clientes?

Grato.

Petrônio Bento

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 31 outubro 2018 | 16:10

Ola Petronio

O lançamento seria
D - Estoque
C - Receita de Bonificação

Quando vc realizar de alguma forma esta bonificação

D - CMV
C - Estoque.

Nao tem que se falar em clientes.

Daniel Alves
Contabilista
Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 31 outubro 2018 | 17:52

Petrônio,

A orientação dada pelo amigo Daniel, na minha modesta opinião, não parece ser a mais correta: afinal, debitou e creditou estoque e o estoque que já estava na contabilidade lá permaneceu.

Uma bonificação concedida, na minha modesta opinião, é uma perda patrimonial. O sujeito entregou ativos sem direito de receber nada; perdeu e não obteve receita de vendas. Então, eu debitaria uma despesa e creditaria o Estoque, pura e simplesmente.

Todavia, você pode chegar ao mesmo lugar por outro caminho. Assim, se quiser manter o registro em receita, deve fazer os registros que você propôs e fazer mais um lançamento para baixar a conta "clientes" tendo como contrapartida uma despesa de "desconto concedido". O problema é que logo surgirá a dúvida se essa "receita" é tributável ou não.

há 6 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2018 | 14:38

Pessoal, boa tarde,

Agradeço pela respostas enviadas. Com relação a resposta do Sr. Edmar, o valor da nota fiscal é o preço de retirada na loja. O preço para baixar o custo é bem menor. Portanto, não tenho como fazer um lançamento direto debitado custo e creditando estoque.

Fico no aguardo de maiores colaboração com relação a este assunto.

Gato.

Petrônio Bento
Contador

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2018 | 16:07

Petrônio,

Se você adota o registro como se fosse uma venda, o CMV é igual o valor do estoque baixado. Não há como haver diferença. Note-se que você não trabalha com "preço", como diz em sua resposta: portanto, faça como você faria numa venda corriqueira. Simples assim.

há 6 anos Segunda-Feira | 26 novembro 2018 | 20:13

Prezado Edmar Oliveira,

Estou com dúvidas com relação a contabilização da receita de cliente conforme abaixo:

D - Clientes
C - Receita com Bonificação
Valor R$ 57.0000

D- Custo
C - Estoque
Valor de R$ 23.000,00

Como podemos observar o valor da receita é diferente do CMV. Não tenho com receber pelo caixa.

Qual a contabilização para baixar o cliente?
Debito - ?
Credito Cliente

Quando do Recebimento de Mercadorias:

D - Estoque
C - Fornecedores

Como baixar o fornecedor:

Debito - Fornecedor
Credito?

Agradeço Antecipadamente,

Petrônio Bento
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade