Heloisa
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa tarde.
Preciso depreciar um frigobar usado, cujo dono anterior adquiriu em 08/2012.
Como fazer este calculo?
site: https://www.portal-contabil.com
respostas 1
acessos 6.632
Heloisa
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa tarde.
Preciso depreciar um frigobar usado, cujo dono anterior adquiriu em 08/2012.
Como fazer este calculo?
Edmar Oliveira Andrade Filho
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)Heloisa,
Para fins contábeis, a regra básica a ser seguida é a que consta do Pronunciamento Técnico CPC 27. Vejamos:
50. O valor depreciável de um ativo deve ser apropriado de forma sistemática ao longo da sua vida útil estimada.
57. A vida útil de um ativo é definida em termos da utilidade esperada do ativo para a entidade. A política de gestão de ativos da entidade pode considerar a alienação de ativos após um período determinado ou após o consumo de uma proporção específica de benefícios econômicos futuros incorporados no ativo. Por isso, a vida útil de um ativo pode ser menor do que a sua vida econômica. A estimativa da vida útil do ativo é uma questão de julgamento baseado na experiência da entidade com ativos semelhantes.
A norma não faz distinção entre bem novo ou usado; o que é claro é que a depreciação será feita de acordo com a estimativa que a entidade vier a determinar. Logo, cabe a ela - à entidade - decidir qual o prazo que considera adequado de acordo com a experiência com ativos semelhantes. A norma não exige a confecção de um laudo, mas também não proíbe.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade