Leila Antunes
Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)Olá,
Tenho dúvidas sobre MEI e agradeço se puderem me ajudar a esclarecer os pontos a seguir. Obrigada.
1. Plano de Saúde
Sou micro empreendedora individual e contratei um plano de saúde para mim e meus dependentes no CNPJ da minha empresa (MEI). Como devo considerar esse gasto?
Eu faço um controle simples das finanças com entradas (receita) e saídas (despesas). Seria certo considerar o plano de saúde como uma despesa?
Como tratar o plano de saúde do MEI na declaração de imposto de renda pessoa física: calculo lucro/prejuízo considerando o plano de saúde como uma despesa?
2. Despesas de um MEI (Comércio, Serviços)
Compra de produto, pagamento de empresa de transporte, pagamento de taxa de venda para pagseguro, material de escritório, assinatura de plataforma de e-commerce, gasolina, compra de material geral para empresa ... todos esses itens no nome da empresa (CNPJ da empresa) entram como despesa para calcular lucro/prejuízo?
No caso de serviço, se prestado no local do cliente, posso considerar despesa de combustível (gasolina), estacionamento e refeição como despesas do MEI?
3. formulário de RECEITA BRUTA DO MEI Mensal
Vendo produto pela internet, cobro o valor do produto e do frete. Mas eu pago o valor do frete para o Transportador. Mesmo assim, devo considerar o valor do frete na declaração de RECEITA BRUTA do MEI e o valor do frete como despesa?
Exemplo:
Venda: produto 90, frete 10.
Declaro: Receita bruta 100.
Controle lucro/prejuízo: receita 100 e despesa (custo do produto 72, frete 10).
Agradeço desde já a atenção.