Adilson, Bom dia!
Um questionamento importante é saber qual o regime de tributação que sua empresa se encontra.
Se for lucro presumido/lucro real
As notas de compras (entradas de insumos) precisam ser registradas em sua contabilidade e Livro Fiscal.
Na contabilidade farão parte do estoque da empresa. Importante saber se vc faz controle do seu estoque final, mensalmente.
Muito importante também para apurar corretamente seu CMV - Custo das Mercadorias Vendidas.
Quanto ao ICMS
Nesses regimes de tributação, via de regra, as compras trazem créditos . E quando fizer as vendas (notas de saídas) tem-se os débitos de ICMS.
Seu contador irá fazer a apuração de ICMS a pagar. (Débitos - Créditos) que pode ou não gerar imposto a pagar.
Via de regra quanto ao ICMS é isso, dependendo pode ter ICMS-ST ou alguma exceção que é importante avaliar com os documentos/operação junto ao seu contador.
Se você for simples nacional, a orientação da contabilização é a mesma e não tem apuração de ICMS, uma vez que já estaria dentro da guia do Simples, cabendo apenas avaliar a incidência de ICMS-ST/.
Abraço.