x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.092

Ativos imobilizados inexitentes

Edson Ribeiro

Edson Ribeiro

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 20 novembro 2009 | 11:37

Tenho em meus ativos muitos bens que ja nao existem mais e estao com os valores ja totalmente depreciados... Pergunta? Como posso fazer a baixa desses bens? Devo ter autorizaçao para efetuar as baixas?
Edson

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 20 novembro 2009 | 11:58

Edson Ribeiro

Seja bem vindo ao forum.

Faça uma relação, a qual servirá de documento contábil, destes bens, com os valores do bem e da depreciação e depois
debite depreciação e credite o bem.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Domingo | 22 novembro 2009 | 16:53

Boa tarde, Edson Ribeiro

Tenho em meus ativos muitos bens que ja nao existem mais e estao com os valores ja totalmente depreciados... Pergunta? Como posso fazer a baixa desses bens? Devo ter autorizaçao para efetuar as baixas?

Embora M. Messias de certa forma tenha razão em sua opinião, eu o convido a analisarmos que a baixa de bens do ativo imobilizado não pode ser efetuada deliberadamente, sem o apoio de algum documento oficial comprobatório, em geral uma nota feiscal de saída, um boletim de ocorrência atestando o sinistro ou então o laudo de alguma empresa especializada validandado a imprestabilidade do bem.

Logo, superficialmente analisando seu texto, conclui-se que houve um severo descompasso entre o contabilista e a estrutura interna da empresa quanto ao controle de bens do ativo imobilizado, e se tais produtos não mais existem no patrimônio da empresa, convém solicitar, por escrito, o detalhamento do sumiço dos produtos, também por escrito. Lembre-se de que o costume geral é de se atribuir a culpa ao contador, e a comunicação registrada será o melhor método para o preservar de eventuais complicações quanto a responsabilidade civil.

De acordo com estas conclusões, sugiro-lhe uma detalhada análise da ocorrência destes fatos e assim que mais novidades surgirem, comunique-se novamente conosco, visto que, dependendo da regime tributário da empresa, como o Lucro Real (anual ou trimestral), a mesma poderia estar invalidamente se aproveitando das despesas com depreciação, o que evocaria a retificação de outras declarações burocráticas, como DIPJ, DCTF, DACON, etc, podendo até refletir na distribuição isenta de lucros, o que também ocasionaria retificações de DIPF.

Outrossim, sua expressão até é contraditória, pois sabendo que os bens estavam 100% depreciados, como é possível afirmar que eles não existem mais?

É inegável que um bem que não existe mais é aquele que não mais se encontra fisicamente nas dependências internas por motivo de venda sem nota (contabilizada ou não), catástrofes naturais (chuva, desabamento, abalo sísmico, maremoto, etc.), ou causas criminosas (furto ou roubo, incêndio criminoso, etc.).

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Edson Ribeiro

Edson Ribeiro

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 25 novembro 2009 | 11:57

Bom dia e muito obrigado pela atençao.. vou esclarecer um pouco minha pergunta:

no meu ativo imobilizado, equipamentos foram vendidos ou sucateados e os responsaveis baixavam apenas o principal e com isso, meu arquivo patrimonial está com muitos itens, cerca de 55000. Fazendo uma analise, vi que posso baixar milhares desses itens pois se trata de agregados de bens que ja foram sucateados ou vendidos (porcas, parafusos, serviços, manutençao que aumentou vida util, etc...) e isto ja ocorreu a muitos anos atras... porisso fiz o questionamento... fico no aguardo da resposta e desde ja agradeço...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade