x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 1.429

M. Marques

M. Marques

Bronze DIVISÃO 4 , Auditor(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 20 novembro 2009 | 19:15

Sr...

Estou assumindo as analises e conciliações contabeis de um empresa que esta com a contabilidade crítica.

1° Ainda não fechada a contabilidade de nenhum m~es, vou ter que começar de janeiro
2° Percebi que quase todas as contas estão erradas.
3° Preciso fazer alguns ajustes porém não sei como fazer poderiam me ajudar?

Os saldos bancarios não bate com os extratos, e não consigo entender os lançamentos que foram feitos pois a pessoa q fez diz não se recordar mais, como faço para acertar?

A conta de duplicatas a receber esta na mesma situação

Quais os procedimentos para acertar os Titulos Desc. nos Bancos

No passivo existem Titulos a Pagar que ja foram pagos mas não se sabem por onde, como baixar?

Bom como podem ver a situação é quase impossível ... mas acredito na experiências de vcs, sei que não se poder fazer "acertos de saldos" sem explicações mas... como posso pelo menos amenizar a situação?

Agradeço muito ... epreciso demais da ajuda de vcs, pois estou não tem 2 mêses que trabalho aqui e já estou sendo cobrado do fechamento de janeiro a outubro.

M. Marques
Auditor
Irineu Luiz Merisio

Irineu Luiz Merisio

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Sábado | 21 novembro 2009 | 07:44

Marcos Marques,
Prezado,

Para começar, voce deve procurar um bom contador para auditar ou refazer a contabilidade desta empresa.

Pergunto: voce é administrador ou contador?

Se voce é administrador, vc não pode fazer análises e conciliações contábeis, pq isto é prerrogativa exclusiva de contador e não de administrador.
A resolução 560/83, diz o seguinte nos itens:
São atribuições privativas dos profissionais da contabilidade:

9) escrituração regular, oficial ou não, de todos os fatos relativos aos patrimônios e às variações patrimoniais das entidades, por quaisquer métodos, técnicas ou processos;
22) análise de balanços;
30) conciliações de contas;
32) revisões de balanços, contas ou quaisquer demonstrações ou registros contábeis;
48) demais atividades inerentes às Ciências Contábeis e suas aplicações.

Se voce me mostrar o numero do seu CRC, te dou todas as dicas para vc sair desta situação "quase impossível".

"Posso todas as coisas naquele que me fortalece" Filipenses 4.13

"As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram
as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam."
(George Bernard Shaw)
Acesse o Fórum Contábeis
http://www.forumcontabeis.com.br
M. Marques

M. Marques

há 15 anos Sábado | 21 novembro 2009 | 08:28

Caro,
Irineu

Eu sou analista contábil, cursando ciências contabeis.
Infelismente não tenho CRC, não sou administrador desta empresa sou um "analista contabil" subordinado a um técnico contabil, que também não tem experiência suficiente para resolver tal caso.

caso seja esta suas prerrogativas para oferecer a ajuda, eu agradeço pela disposição mas vou esperar por alguém que a ofereça por estar disposto a fazer.

mais uma vez obrigado.

" 1 Pedro 5:9 - Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. "

M. Marques
Auditor
Irineu Luiz Merisio

Irineu Luiz Merisio

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Sábado | 21 novembro 2009 | 09:14

Marcso Marques,
Prezado

Eu perguntei se vc é administrador, pq vi no seu perfil;

Para começar, vc precisar realizar todos os lançamentos que não foram feitos, para vc poder fazer a análise das contas.
1) se os saldos bancários (do razão) não batem com os extratos, é porque faltam fazer os lançamentos: separe todos os depósitos e cheques e verifique se foram contabilizados; lance também as tarifas bancárias;

2) a conta de duplicatas a receber (clientes): confira se os lançamentos a débito conferem com o valores lançados na conta de Receita de vendas (lançados a crédito desta conta); pegue com o setor financeiro da empresa o razão do contas a receber e confira as liquidações (lançadas a crédito da conta de clientes);

3) para acertar o saldo da conta de Duplicatas descontadas, voce precisa do borderô de descontos, ou do relatório emitido pelo banco, verificando os titulos que foram colocado em cobrança e as suas liquidações;

4) os titulos do Contas a Pagar (fornecedores), só podem ter sido pago ou pelo caixa ou por banco; peça ao financeiro o relatório do Contas a pagar, o relatório do Boletim de caixa, e veja o que foi pago;
Se entendi, o titulo foi pago mas não foi passado para a contabilidade registrar?

Realmente, vc não pode fazer "acerto de saldo"; o que precisa ser feito, são os lançamentos para se ter o saldo correto.
sds

"As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram
as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam."
(George Bernard Shaw)
Acesse o Fórum Contábeis
http://www.forumcontabeis.com.br
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Sábado | 21 novembro 2009 | 09:25

Marcso Marques

Voce só tem 3 alternativas para serem executadas nesta situação:
1-Analise e conciliação de todas as contas;
2-Fazer o acerto por diferença;
3-Contabilizar tudo novamente.

Analise e conciliação
Dependendo do porte da empresa, as vezes leva-se muito tempo para fazer esta análise e conciliação.

Acerto por diferença
Prática contábil não admitida(eu não uso) mas usada por muitos.

Contabilizar tudo de Novo
Eu costumo a usar este critério quando pego uma contabilidade nas condições apontadas por voce. Para isto montei um estrutura no excel para fazer todos lançamentos, conciliação e fechamento, só depois de conciliado e fechado é que importo os lançamentos para a contabilidade.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
M. Marques

M. Marques

há 15 anos Sábado | 21 novembro 2009 | 10:26

Gente muito obrigado pela ajuda mesmo....

Irineu desculpe a minha ignorância ja atualizei meu perfil.

IRINEU:

Os extratos não bate não só por estarem faltando lançamento mais tbm porque foram feitos lançamentos indevidos que não tem no estrato. O financeiro(FILHA DO DONO ) não sabe se explicar.

Não tenho conta clientes, somente duplicatas a receber.

No contas a pagar realmente tem titulos que foram pagos sim e não foram conciliados no financeiro.

MESSIAS.

Comecei a fazer a análise e conciliação de todas as contas porém ja estamos quase em dezembro e eu ainda não sai de janeiro, tendo em vista que faz 2 meses que estou an empresa e tem muita coisa para ser feita, além doque o sistema de informática ultilizado é novo e ninguem sabe como funciona direito to tendo q aprender sozinho.

O dono da empresa fala comigo 3 vezes por dia cobrando o fechamento de "toda" contabilidade.

Diante disto acho que a opção mais rapida seria o acerto por diferença porém a menos plausível.

Vc tem alguma planilha que possa me ajudar ou como funciona esses acertos?

Grato.

M. Marques
Auditor
Vagner

Vagner

Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Sábado | 21 novembro 2009 | 10:41

M. Messias
lhe agradeço pela informação, realmente é uma situação complicada mas o que houve foi isso mesmo que vc citou.
obg

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade