x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 3.506

Matriz e Filial (Faturamento)

Cássio Luís Amaro Luz

Cássio Luís Amaro Luz

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 18 dezembro 2018 | 10:13

Bom dia!

Prezados, A quem poder me auxiliar;

Tenho uma questão no entanto curiosa, pois nunca tinha presenciado nem imaginado.

A questão é a seguinte:

Tenho um Cliente que em sua empresa compõe Matriz e Filial, sendo a Matriz alocada em um Shopping e sua Filial em local comercial aberto (rua). Pois bem! Com esse momentos difíceis ela não suportou manter a loja localizada no Shopping pois o custo super elevado tornou difícil a manutenção. Já chegou a negociar o ponto e até já se desfez dos equipamentos (detalhe faz parte de uma franquia) onde negociou com a mesma.
E no momento esta somente com a Filial á todo o vapor.
A minha duvida é quanto ao faturamento e ao CNPJ, é possível ela não ter essa Matriz no físico e manter a Filial ? Sendo que o CNPJ da Filial e mantido pelo da Matriz, e os impostos que são fechados todos na Matriz? Na minha contabilidade fica uma situação estranha, se não for no consolidado, aparece vários impostos e não tem faturamento na Matriz.
A pergunta é pode se manter assim? Isso pode causar algum prejuízo junto ao fisco? A empresa pode ser autuada sobre alguma hipótese?

GABRIEL OUVERNEY

Gabriel Ouverney

Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2019 | 11:39

Prezado Cássio, bom dia.

Penso que não há problema na matriz existir apenas societariamente, desde que esteja alocada em algum imóvel localizável. Apenas não faz muito sentido.

Já passei por situação semelhante e vou lhe informar como nos posicionamos aqui:

Primeiramente tentamos alterar a filial para matriz, porém, não tivemos sucesso. Seria interessante verificar na SEFAZ do seu Estado quanto a essa possibilidade.

Numa segunda etapa, fizemos uma alteração enviando a matriz para o endereço da filial e imediatamente baixando a filial, assim deixamos apenas a matriz ativa.

Espero ter ajudado.

Att,
Gabriel Ouverney

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade