x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 827

Reconhecimento de ativo imobilizado!

MARCIELLE DOUZA

Marcielle Douza

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Custos
há 6 anos Quinta-Feira | 20 dezembro 2018 | 14:48

Boa tarde,

Trabalho em uma empresa tributada pelo lucro real, na área de controle de imobilizado.
A empresa em questão reconhece como imobilizado "aluguel de tenta", "aluguel de guarida/portaria"...

No caso o aluguel de tenda foi para cobrir uma máquina que futuramente será usada na produção.
E o aluguel de guarida/portaria é devido a portaria atual estar em reforma...
Trabalho a algum tempo na área e não tenho conhecimento a respeito de registrar no ativo imobilizado essas locações...

As locações são curto prazo, até 3 meses.

Se alguém puder me ajudar, me indicar algum embasamento na legislação que trate sobre isso..

Obrigada,

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 20 dezembro 2018 | 15:06

Ola Marcielle

Precisa verificar e o objeto social da empresa é locação de tendas.

Pelo meu entendimento da interpretação da norma, nao consideraria como Imobilizado pelo motivo de nao ser utilizado por mais de um periodo.

Conforme CPC 27.
Ativo imobilizado é o item tangível que:
(a) é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos; e
(b) se espera utilizar por mais de um período.

Item 7 e 8 . Correspondem aos direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da entidade ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram a ela os benefícios, os riscos e o controle desses bens.

O custo de um item de ativo imobilizado deve ser reconhecido como ativo se, e apenas se:
(a) for provável que futuros benefícios econômicos associados ao item fluirão para a entidade; e
(b) o custo do item puder ser mensurado confiavelmente.