x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 827

Reconhecimento de ativo imobilizado!

MARCIELLE DOUZA

Marcielle Douza

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Custos
há 6 anos Quinta-Feira | 20 dezembro 2018 | 14:48

Boa tarde,

Trabalho em uma empresa tributada pelo lucro real, na área de controle de imobilizado.
A empresa em questão reconhece como imobilizado "aluguel de tenta", "aluguel de guarida/portaria"...

No caso o aluguel de tenda foi para cobrir uma máquina que futuramente será usada na produção.
E o aluguel de guarida/portaria é devido a portaria atual estar em reforma...
Trabalho a algum tempo na área e não tenho conhecimento a respeito de registrar no ativo imobilizado essas locações...

As locações são curto prazo, até 3 meses.

Se alguém puder me ajudar, me indicar algum embasamento na legislação que trate sobre isso..

Obrigada,

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 20 dezembro 2018 | 15:06

Ola Marcielle

Precisa verificar e o objeto social da empresa é locação de tendas.

Pelo meu entendimento da interpretação da norma, nao consideraria como Imobilizado pelo motivo de nao ser utilizado por mais de um periodo.

Conforme CPC 27.
Ativo imobilizado é o item tangível que:
(a) é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos; e
(b) se espera utilizar por mais de um período.

Item 7 e 8 . Correspondem aos direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da entidade ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram a ela os benefícios, os riscos e o controle desses bens.

O custo de um item de ativo imobilizado deve ser reconhecido como ativo se, e apenas se:
(a) for provável que futuros benefícios econômicos associados ao item fluirão para a entidade; e
(b) o custo do item puder ser mensurado confiavelmente.

(...) Da mesma forma, se puderem ser utilizados somente em conexão com itens do ativo imobilizado, também são contabilizados como ativo imobilizado

Daniel Alves
Contabilista

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade