x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 252

Receita de prestação de serviços escolares

KILSON CHARLES TORRES BARBOSA

Kilson Charles Torres Barbosa

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 27 dezembro 2018 | 17:55

Prezados(as), boa tarde

Estou com uma dúvida quanto a contabilização de uma determinada Receita referente a uma instituição de ensino.
Vejam:
Na hora que é emitido o boleto, procedo a seguinte contabilização:

D - Mensalidades a receber (AC)
C - Notas fiscais a faturar (PC)

Na emissão da NF:

D - Notas a faturar (PC)
C - Receita de mensalidades (CR)

A Instituição de ensino é tributada pelo Lucro Real, logo, obedece o Regime de competência. Minha dúvida refere-se ao 1º lançamento, pois se a emissão do boleto for feita no mês anterior (ex.: 25/11) referente ao mês de seguinte, Dez/XX, com vencimento até o 5º dia últil do mês, eu não estaria ferindo o regime de competência? Pois a NF seria emitida apenas em Dez/XX, e assim sucessivamente aos outros meses após a emissão do boleto.
Estaria correto o 1º lançamento? Ou eu deveria fazê-lo pelo valor total do Contrato? Essa expressão Notas Fiscais a faturar não se caracterizaria como Receitas de exercícios futuros / Receitas diferidas? E se assim for, as Receitas inclusas nesse grupo (Receitas de exercícios futuros/ Receitas Diferidas), não seriam apenas as oriundas das: Receitas das Construtoras, Receitas Públicas?

Sds
Kilson Charles

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 3 janeiro 2019 | 15:41

Ola Kilson

Pelo que observei a receita deve ser contabilizada em Dez quando o serviço é entregue, ou seja, quando os controle, riscos estão com o cliente.

Agora nao está errado da forma que esta fazendo, pois em Dez vc ira reverter o 1o lançamento exlcuindo na apuração do Lucro Real, para expurgar este efeito, fazemos isso aqui tbm em aglumas empresas.

Outra opção é lançar no passivo

D - Mensalidades a Recever (AC_
C - Receitas a Faturar
*Nao muito recomendado devido as variações que podem alterar nas analises de Balanço.

Daniel Alves
Contabilista

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade