x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 3.613

contabilização de despesas

MARIA  VICHIATO

Maria Vichiato

Bronze DIVISÃO 4 , Encarregado(a) Custos
há 6 anos Quinta-Feira | 3 janeiro 2019 | 09:26

bom dia,
hoje uma pessoa me fez a seguinte afirmativa..."se eu contabilizar um medicamento como despesa antes de ele ser usado, vou estar trabalhando em regime de caixa".
fiquei meio confusa, somos um hospital filantrópico, e as aquisições dos mat/med fazem parte nosso custo dos serviços prestados, mas acho que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Quando eu contabilizo uma nota de entrada de medicamento como despesa com medicamentos, dentro do período de aquisição dela, estou trabalhando corretamente no regime de competência, como deve ser, independente se o medicamento ja foi usado ou não.
O que o fato de o medicamento ainda não ter sido usado influencia no meu regime tributário? Influencia no meu estoque, que influencia no resultado, mas não no regime que estou usando?
Eu estou errada?
Alguém pode comentar a respeito?

José Carlos de Jesus

José Carlos de Jesus

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 3 janeiro 2019 | 09:55

Maria,

Você está corretíssima. A afirmação que você ouviu, não é verdadeira. A contabilidade privada deve obediência ao Regime de Competência, registrando os acontecimentos quando ocorrem. Quem trabalha em regime misto (caixa/competência) são pessoas jurídicas de direito público, que não é o caso.
No teu caso, caso o medicamento não seja consumido no período, ele deverá ser registrado no Estoque.

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.374/11

Performance financeira refletida pelo regime de competência (accruals)

O regime de competência retrata com propriedade os efeitos de transações e outros eventos e circunstâncias sobre os recursos econômicos e reivindicações da entidade que reporta a informação nos períodos em que ditos efeitos são produzidos, ainda que os recebimentos e pagamentos em caixa derivados ocorram em períodos distintos.

Reconhecimento de despesas

As despesas devem ser reconhecidas na demonstração do resultado quando resultarem em decréscimo nos benefícios econômicos futuros, relacionado com o decréscimo de um ativo ou o aumento de um passivo, e puder ser mensurado com confiabilidade. Isso significa, na prática, que o reconhecimento da despesa ocorre simultaneamente com o reconhecimento de aumento nos passivos ou de diminuição nos ativos (por exemplo, a alocação por competência de obrigações trabalhistas ou da depreciação de equipamento).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade