Veruska Gomes Batista Gonçalves,
O checklist de documentos a ser solicitado a um novo cliente vai variar (e por vezes varia muito!) de cliente para cliente.
Mas vou listar a você abaixo um checklist de uma empresa prestadora de serviços enquadrada no Simples Nacional:
1) Paralegal
1.1 - Contrato Social e alterações contratuais
1.2 - Documentos dos sócios (RG, CPF, Título de Eleitor)
1.3 - IPTU do imóvel onde a empresa está registrada;
1.4 - Contrato de Locação/Título de Propriedade do local onde a empresa está registrada;
1.5 - Cartões de inscrição (CNPJ, Inscrições Estadual e Municipal e de órgãos específicos (CREA, por exemplo));
1.6 - Certificado digital ou fornecimento de procuração eletrônica
2) Contabilidade
2.1 - Último balancete fechado;
2.2 - Demonstrações Financeiras do último período;
2.3 - Livros Diário/Razão;
2.4 - Razão contábil de todo o período da empresa
3) Departamento pessoal
3.1 - Livro de registro de empregados e Livro de Inspeção do Trabalho;
3.2 - 12 últimas folhas de pagamento;
3.3 - 12 últimas GFIP;
3.4 - Dossiê dos funcionários
4) Departamento fiscal
4.1 - Acessos aos sistemas de apuração do ISS e nota fiscal;
Conforme mencionei, essa lista é bastante resumida e em linhas gerais. Casa cliente terá sua particularidade. E de posse do certificado digital/procuração eletrônica você tem acesso a muitos documentos via e-Cac.
At.,
Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
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