x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 6.727

Contabilização de escritura de Dação

Marcos Gajete

Marcos Gajete

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 25 novembro 2009 | 15:32

Caros,

Estou cuidando de uma empresa que está em fase de liquidação. Como providencia para isso, a empresa já nomeou um liquidante e já está pagando todos os seus fornecedores. A empresa possui um imóvel com um valor um pouco abaixo do capital social da empresa, e para baixá-lo, foi feito uma escritura de daçãol do mesmo. Minha dúvida é como contabilizar essa baixa. Devo baixar o imóvel diretamente contra o capital solcial, ou criar uma conta redutora do PL?

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 25 novembro 2009 | 15:57

Marcos Gajete

Eu contabilizaria numa conta de Resultado como Doações.
Dependendo para qual Instituição este bem está sendo doado, o valor dele poderá ser parcialmente ou totalmente, dedutível do IR.

É evidente que, no fechamento do balanço, o valor do bem doado irá para o PL atraves da conta de prejuizo ou lucro.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Marcos Gajete

Marcos Gajete

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 25 novembro 2009 | 18:04

Messias,

O bem não foi doado e sim foi feito uma dação. É um processo similar ao de uma redução de capital, porém, no processo de liquidação não se faz necessário providenciar aot societário de redução de capital.

Nesse caso, o imóvel não poderá ser baixado contra resultado pois o mesmo foi dado para o sócio no processo de liquidação da empresa.

Minha dúvida continua se baixo o capital diretamente ou crio uma conta redutora para demonstrar tal fato no balancete

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 26 novembro 2009 | 06:20

Marcos Gajete

Me desculpe. Acho que tenho que ir ao oculista.

Dação em Pagamento
Do Latin: Datio In Solutum

Ocorre quando um devedor,com o consentimento do credor, paga uma dívida com um BEM.

Fundamento: Código Cívil Art. 356 a 359

Abra uma conta redutora, com o nome DAÇÃO no PL, para ficar caracterizada a operação.

Como se trata de transferência de Imóvel, não se esqueça do DOI.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade