Jurandir Pedro de Oliveira
Iniciante DIVISÃO 2 , Analista ContabilidadeBoa tarde,
estou em duvida com relação a escrituração de empréstimos a sócios, devo escriturar com Empréstimos a Sócios ou Mutuo?
respostas 3
acessos 1.413
Jurandir Pedro de Oliveira
Iniciante DIVISÃO 2 , Analista ContabilidadeBoa tarde,
estou em duvida com relação a escrituração de empréstimos a sócios, devo escriturar com Empréstimos a Sócios ou Mutuo?
Daniel Garcia
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a) Jurandir Pedro de Oliveira,
Mútuo é o empréstimo de coisas fungíveis (Código Civil). Trata-se da mesma operação, no exemplo trazido por você.
Apenas alerto que essa operação deve ser acobertada por celebração de Contrato de Mútuo entre as partes e deve ser a observada a tributação de IOF.
At.,
Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial , Contador(a)Bom dia Jurandir.
Complementando nosso amigo Daniel...
Primeiro você precisa saber o porquê da operação, o que o sócio pretende, o que ele quer emprestar ou tomar emprestado.
att
Anderson Kolera Silva
Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Contabiliddebom dia !
Complementando:
Além do IOF incidirá também IRRF s/os rendimentos (juros) auferidos, pois empréstimos entre pessoas ligadas, por força de Lei, obrigatoriamente tem que ser remunerado por uma taxa de mercado.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade