x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 412

preciso de ajuda para esse case

EDELMIRA COSTA

Edelmira Costa

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 5 anos Sábado | 12 janeiro 2019 | 23:29

Logical Logistics Inc.
(caso desenvolvido por Deloitte Development LLC)

A Logical Logistics Inc. (Logical Logistics ou a “Empresa”) fornece serviços de transporte e logística para clientes em toda uma rede de escritórios na América do Norte, Sul América e Ásia.
A empresa contrata frotas de embarcações de transporte, caminhões e aeronaves para fornecer voos regionais, de longa distância, e embarques internacionais de bens de consumo. Além disso, a empresa contrata operadoras em toda a América do Norte para uso de suas instalações como centros de distribuição que armazenam temporariamente mercadorias em trânsito. A Companhia firmou os seguintes contratos com os fornecedores identificados abaixo.
A Logical Logistics firma um contrato com a See Boat Inc. para usar seus navios de transporte para transportar mercadorias dos clientes da América do Norte para a Ásia. Veja Boat possui uma frota de 25 navios de transporte multiuso, cada um dos quais com capacidade para armazenar 1.000 contêineres.
A Logical Logistics firma um contrato com a Fly-By-Air Inc. (Fly-By-Air) para usar suas aeronaves para transportar mercadorias de clientes da América do Sul para a América do Norte. A Fly-By-Air tem uma frota de 50 aeronaves multiuso, cada uma com capacidade para 500 navios paletes de bens de clientes.
A Logical Logistics firma um contrato com a Trucking Co. Inc. (Trucking Co.) para usar seus caminhões para transportar mercadorias de clientes de centros de distribuição para lojas de varejo em toda a América do Norte. A Trucking Co. possui uma frota de 1.500 transportadores de caminhões de longa distância multi-uso, cada um com capacidade para armazenar 100 paletes de mercadorias.
A Logical Logistics firma um contrato com a Warehouse Co. Inc. (Warehouse Co.) para armazenar até 18.000 paletes de mercadorias do cliente em uma das localizações da Warehouse Co. A Warehouse Co. tem capacidade para armazenar 20.000 paletes de mercadorias.
Os termos dos contratos de envio são os seguintes:
• Veja barco
- O prazo do contrato é para a viagem para o transporte da carga da Logical Logistics de Los Angeles para Xangai. A Logical Logistics não tem poder para alterar os portos de partida ou chegada sem uma renegociação das taxas do contrato.

- O SB0829, um navio de transporte comercial na frota da See Boat, dedica-se a entregar a carga da Logical Logistics durante o período do contrato. Veja Barco não pode substituir o SB0829 por outro navio
em sua frota.

- O contrato identifica os contêineres de embarque e a carga aceitável (por exemplo, semicondutores) a serem transportados no navio, bem como a rota de transporte. A Logical Logistics não tem o poder de alterar a carga identificada sem renegociar as taxas do contrato.

- Veja Barco é responsável pela passagem segura da carga, bem como operação e manutenção de SB0829. A tripulação determina a rota do navio, as velocidades e a data de partida de Los Angeles. Além disso, a Logical Logistics não pode, sob nenhuma circunstância, substituir a tripulação do See Boat.

• Fly-By-Air
- O prazo do contrato é de cinco anos.

- A FBA1231, uma aeronave comercial da frota da Fly-By-Air, dedica-se ao fornecimento de paletes de expedição da Logical Logistics durante a vigência do contrato.

- Logística Logística determina (1) os aeroportos de onde e para onde as mercadorias são transportadas e recebidas e (2) a ordem na qual as entregas são feitas aos aeroportos. A Fly-By-Air fornece o piloto e a tripulação da aeronave, e a Logical Logistics instrui o Fly-By-Air de acordo.

- Enquanto Logical Logistics determina qual carga será transportada durante o período docontrato, certas restrições impedem a Companhia de enviar materiais inflamáveis.

- A Logical Logistics tem o direito de enviar a aeronave independentemente de seus níveis de carga atenderem à capacidade total de armazenamento da aeronave. Se o FBA1231 estiver abaixo da capacidade, a Fly-By-Air não poderá usar o espaço de armazenamento excedente para enviar produtos de outros clientes.

• TruckingCo.
- O prazo do contrato é de cinco anos. - A TruckingCo. deve entregar as remessas da LogicalLogistics dentro de três semanas após a notificação de que possui paletes de mercadorias do cliente prontas para envio. - A TruckingCo. pode escolher qualquer caminhão de sua frota para atender ao pedido de remessa.
- LogicalLogistics pode solicitar o envio de 25 a 100 paletes de mercadorias em um único pedido. (Geralmente, as solicitações de remessa individuais não excedem 50 paletes de remessa). - A TruckingCo. tem o direito de usar qualquer excesso de espaço de armazenamento para enviar produtos de seus outros clientes. - A TruckingCo. determina a data de entrega da remessa (dentro do período de três semanas), bem como rota de envio.

• WarehouseCo.
- O prazo do contrato é de 10 anos. - A LogicalLogistics pode armazenar até 18.000 paletes de remessa em um local específico da WarehouseCo. A LogicalLogistics será cobrada pelo armazenamento de 18.000 paletes de embarque, independentemente do número real de paletes armazenados, e a WarehouseCo. não poderá usar nenhum espaço de armazenamento não utilizado da LogicalLogistics para outras necessidades de armazenamento.
- A WarehouseCo. pode usar o espaço restante em seu armazém para outras necessidades de armazenamento.
- A WarehouseCo. não pode realocar o estoque da LogicalLogistics para outra instalação.
- LogicalLogistics tem o direito de decidir quais paletes de transporte são colocadas em armazém e quando eles podem ser removidos.
- WarehouseCo. fornece os serviços de carga e descarga para as atividades do armazém, ambos que dependem das decisões da LogicalLogistics sobre quais pallets de embarque são colocados armazenamento e quando eles podem ser removidos. O CFO da LogicalLogistics reconhece que a nova norma de locação contém certas provisões que podem afetar a maneira como a Companhia trata contratos dessa natureza.
Requeridos:

Analise as informações acima e prepare um memorando abordando o impacto (se houver) da nova norma de arrendamento (IFRS 16) sobre os arranjos da Logística Logística para as seguintes considerações:
1. Determine se cada um dos contratos de fornecedor da Logical Logistics contém um ativo identificado.
2. Determinar se cada contrato transmite o direito de controlar o uso do ativo identificado para o arrendatário.


Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2019 | 14:47

É necessário entender o IFRS 16 correlacionando com o CPC 06 que visa unificar o tratamento contábil das operações de arrendamento do ponto de vista do arrendatário – não mais fazendo a distinção entre arrendamento operacional e financeiro.

Nenhuma pessoa conseguirá responder as questões 1 e 2 se não tiver detalhes internos sobre os ativos.

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.