x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 785

lancamento dos cartões de credito / debito - relatorio da op

Alex

Alex

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 23 janeiro 2019 | 11:10

Bom dia colegas de profissão...

Estou começando a lançar os movimentos contabeis de algumas empresas... (algumas vendem a varejo) e vendem com o cartão ...

Gostaria de saber como voces contabilizam os relatorios emitidos pelas operadores...

Eu estou aqui com o relatorio da Cielo (e nele possui um relatorio meus recebimentos) ( e outro com as vendas)... não entendi muito bem estes relatorios...

alguem pode me dar uma ajudar?

Agradeço antecipadamente

Eduardo Zonta

Eduardo Zonta

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 23 janeiro 2019 | 11:32

Bom dia Alex!

O relatório "Meus recebimentos" da Cielo são os valores recebidos em banco pela empresa, descontada a taxa do cartão. Já o relatório de vendas compõem todos os processamentos realizados via cartão (pagamento pelo cliente).
Os pagamentos efetuados em cartão serão recebidos pela empresa conforme seu contrato com a operadora, portanto, trata-se de um instrumento financeiro contratual que deve ser reconhecido no ativo (CPC 48).

Pelo pagamento em cartão:

C - Clientes
D - Operadora de cartão

Reconhecimento da despesa com a taxa do cartão:

C - Operadora de cartão
D - Despesas financeiras

Pelo valor recebido da operadora de cartão:

C - Operadora de cartão
D - Bancos

Esta operação também estará sujeita ao ajuste a valor presente, caso atender aos requisitos do CPC 12.

Abraço.
Eduardo Zonta
Contador

Alex

Alex

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 23 janeiro 2019 | 14:02

Ola Eduardo... obrigado pela resposta... porem ainda possuo algumas duvidas...

Possuo um cliente... (pequeno) que vende a varejo e efetua suas vendas com cartao...