x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.053

Lançamento de ajuste de empréstimo bancário de exercício ant

Estela Stasiak

Estela Stasiak

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 24 janeiro 2019 | 11:30

Caros colegas, bom dia!

Estou com uma duvida: Ao fazer o levantamento dos empréstimos adquiridos por uma determinada empresa junto a uma instituição financeira, percebi que o saldo da conta contábil não equivale ao que realmente a empresa deve a esta instituição, ou seja, na contabilidade a empresa deve um valor menor do que realmente está explicito no extrato de financiamento enviado pela empresa. O valor da diferença é de 34.000,00 (aproximadamente), já excetuando-se os juros embutidos. Detalhe: o empréstimos foi contratado ainda no exercício de 2017. Estive fazendo uma busca no fórum através de pesquisa sobre o assunto mas fiquei ainda assim com duvidas de como proceder de forma correta para ajustar essa conta contábil. A questão da utilização na conta AJUSTES DE EXERCÍCIOS ANTERIORES " me parece a mais correta, mas minha dúvida é quando precisar zerar esta conta, onde será a contrapartida?
Gostaria da opinião dos colegas para me ajudarem a resolver esse problema de forma correta e de acordo com as novas normas contábeis.
Desde já agradeço.

Thiago Alves de Araujo

Thiago Alves de Araujo

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 28 janeiro 2019 | 17:30

boa tarde, estela
em questão da conta ajustes de exercicios anteriores, saldo não fica pois a contra partida vai ser dos resultados anteriores lucros ou prejuizos ...
pelo que entendi ... se algum colega tem a visão diferente ... por favor ...

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 29 janeiro 2019 | 11:22

Estela,

Para ajustar valor de despesa (ou receita) de outro exercício você utiliza a conta de "lucros ou prejuízos acumulados". Se o erro não decorrer disso (de conta de resultado) você tem encontrar a origem do erro em conta patrimonial (caixa, bancos, fornecedores etc.) e o fazer o ajuste na conta patrimonial.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade