x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 16.002

Contabilização estorno de ICMS entrada

Dânia Joana da Silva

Dânia Joana da Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2019 | 15:31

Boa tarde!

Pessoal, estou com a seguinte dúvida:
A empresa é Lucro Real, e temos um regime especial de ICMS, devido ao RET, não aproveitamos os ICMS de entrada, o fiscal emiti uma nota fiscal de estorno desses créditos. Como ficaria correto o lançamento desse estorno? porque no caso a conta de ICMS a recuperar deverá zerar, devido a emissão da nota de estorno desses créditos, mas não poderá ser transferida para ICMS a pagar, porque não usamos para abater.

Seguintes lançamentos são efetuados nesse processo:

Entrada normal de compra:
D- ICMS a recuperar - Ativo
C- insumos - Ativo

Saída, venda
D- (ICMS) dedução da receita - receita
C- ICMS a pagar

Regime especial
D- ICMS a pagar - passivo
C- Regime especial RET - receita

Eu estava lançando esse valor de estorno do ICMS a recuperar da forma abaixo, mas acho que está incorreto, porque esse estorno não é despesa e nem receita
D- ICMS dedução da receita - receita
C- ICMS a recuperar - ativo

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 6 anos Sábado | 26 janeiro 2019 | 15:00

Ola Dânia

No meu entendimento esse ICMS compoe parte do seu Ativo, ou seja, os Insumos.

Desse modo sugero o lançamento abaixo.

D - ICMS (despesas ou custo)
C - ICMS a recuperar.

Daniel Alves
Contabilista
Claudio Castro

Claudio Castro

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 15 abril 2020 | 15:32

Sei que seria o certo, estornar como Despesa ou Custo. Mas não é nada lógico. Tenho um crédito de ICMS para abater nos meus débitos que teria que pagar e assim aumentar meu LUCRO.
Então para dispensar esse direito de crédito de ICMS que não vou precisar, vou criar uma despesa/custo que irá diminuir meus LUCROS !
Como explicar isso aos acionistas? 
_Caros, tenho muito crédito de icms vou estornar e detonar com a empresa esse mês e os Senhores não irão receber nenhum dividendo. 
Não tem lógica.
E se na hora da entrada, eu lançar as notas tributadas como isentas? Uma solução, mas com esses sistemas ERP todo integrado, na hora de gerar uma devolução ou algo parecido é o caos. Sem falar que é um lançamento diferente do original.
Então o que fazer com esses créditos? Deixar lá no balanço juntando os milhões?
Alguma solução ?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade