Bom dia, Adriano
Bem vindo ao Fórum Contábeis!
Permita-me tentar orientar seu raciocínio...
A empresa onde trabalho utiliza o
plano de contas com 03 níveis sendo 1- Ativo, 2- Passivo e 3- Receitas e Despesas, a empresa fez opção pelo
Fcont, será necessário atualizar o plano de contas? Separar em níveis as contas de Receitas e Despesas?
Nas práticas contábeis o termo "nível" está relacionado ao detalhamento de uma demonstração contábil:
1 - Ativo
(Nível 1)1.1 - Ativo Circulante
(Nível 2)1.1.1 - Disponibilidades
(Nível 3)1.1.1.01 - Caixa Geral
(Nível 4)1.1.1.01.0001 - Caixa
(Nível 5)Dando prosseguimento ao assunto, é importante observar que Ativo e Passivo fazem parte das
contas patrimoniais, enquanto receitas e despesas pertencem ao grupo de
contas de resultado; logo, os "níveis" fazem parte da hierarquia destas contas, o que claramente indica que não se pode confundir nível com a natureza das contas.
Finalizando, vale lembrar que estão obrigadas ao preenchimento do FCont as empresas tributadas pelo
lucro real que adotaram os avanços propostos pelas leis 11638/2007 e 11941/2009 (se cabível) e tal formulário burocrático servirá para formalizar a neutralização dos efeitos tributários destas mudanças e concomitantemente manter o fisco informado do impacto advindo da opção.
Clique aqui e obtenha maiores informações.
Bom trabalho