x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.206

Plano de contas

Adriano Santos Hermógenes

Adriano Santos Hermógenes

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 30 novembro 2009 | 13:46

Boa tarde Senhores (as)
Sou novo no forum (1ª pergunta), de acordo com perguntas e respostas que consultei no forum foi postado um plano de contas de acordo com a lei 11.638, minha duvida é a seguinte:
A empresa onde trabalho utiliza o plano de contas com 03 níveis sendo 1- Ativo, 2- Passivo e 3- Receitas e Despesas, a empresa fez opção pelo Fcont, será necessário atualizar o plano de contas? Separar em níveis as contas de Receitas e Despesas?
Agradeço se puderem me ajudar.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 1 dezembro 2009 | 09:25

Bom dia, Adriano


Bem vindo ao Fórum Contábeis!

Permita-me tentar orientar seu raciocínio...

A empresa onde trabalho utiliza o plano de contas com 03 níveis sendo 1- Ativo, 2- Passivo e 3- Receitas e Despesas, a empresa fez opção pelo Fcont, será necessário atualizar o plano de contas? Separar em níveis as contas de Receitas e Despesas?


Nas práticas contábeis o termo "nível" está relacionado ao detalhamento de uma demonstração contábil:

1 - Ativo (Nível 1)
1.1 - Ativo Circulante (Nível 2)
1.1.1 - Disponibilidades (Nível 3)
1.1.1.01 - Caixa Geral (Nível 4)
1.1.1.01.0001 - Caixa (Nível 5)

Dando prosseguimento ao assunto, é importante observar que Ativo e Passivo fazem parte das contas patrimoniais, enquanto receitas e despesas pertencem ao grupo de contas de resultado; logo, os "níveis" fazem parte da hierarquia destas contas, o que claramente indica que não se pode confundir nível com a natureza das contas.

Finalizando, vale lembrar que estão obrigadas ao preenchimento do FCont as empresas tributadas pelo lucro real que adotaram os avanços propostos pelas leis 11638/2007 e 11941/2009 (se cabível) e tal formulário burocrático servirá para formalizar a neutralização dos efeitos tributários destas mudanças e concomitantemente manter o fisco informado do impacto advindo da opção.

Clique aqui e obtenha maiores informações.


Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade