x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 33.292

Provisão de Receita

RENATA FERREIRA

Renata Ferreira

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 28 janeiro 2019 | 15:13

Olá Galera !
Tenho uma situação e preciso de ajuda rs.
Uma empresa que presta serviços de transporte gostaria de implantar em seu balancete a Provisão de uma receita que só será realizada ao fim da prestação de serviço, que geralmente leva 1 ano para ser realizada. Querem fazer isso porque durante a prestação desse serviço existem custos, fazendo com que sua demonstração fique com altos custos e baixa receita. Minha duvida é, posso lançar esse valor na conta de resultado? Terei que pagar imposto sobre esse valor da provisão?

Obrigada!!

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 28 janeiro 2019 | 15:31

Renata,

De acordo com o item 31 do Pronunciamento Técnico CPC 47:

31. A entidade deve reconhecer receitas quando (ou à medida que) a entidade satisfizer à obrigação de performance ao transferir o bem ou o serviço (ou seja, um ativo) prometido ao cliente. O ativo é considerado transferido quando (ou à medida que) o cliente obtiver o controle desse ativo.

Logo, não é possível falar em receita antes do cumprimento da obrigação entregar o bem ou serviço prometido.
Em razão disso, parece claro que essa "provisão de receita" não tem base em norma contábil e os custos devem ser mantidos em conta de ativo até o momento em que a obrigação assumida for cumprida e a receita contabilizada.

RENATA FERREIRA

Renata Ferreira

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 28 janeiro 2019 | 15:34

Olá Edmar, obrigada!!
Nem se for uma receita proporcional seria possível? Porque o serviço começa a ser prestado no ato da assinatura no contrato, só a NF é emitida no final.
E sobre a tributação? Você saberia me informar?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade