x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.858

Equivalencia Patrimonial

joao luiz gonzaga

Joao Luiz Gonzaga

Bronze DIVISÃO 5, Coordenador(a) Contabilidde
há 18 anos Terça-Feira | 23 janeiro 2007 | 10:03

Ola amigos, gostaria de uma ajuda
A Empresa (A) investiu na empresa (B) 100% ou seja em valores R$ 10.000,00, a empresa (B) em seu Balancete de dez/2006, apresentou um saldo contabil negativo em R$ 5.200,00.

Vou tentar desenvolver meu raciocinio, simplesmente, pego o saldo negativo de r$ 5.200,00, e diminuo meu investimento, abrindo uma conta na despesa (Despesas MEP) x Investimentos.
Ou tenho que transferir este saldo negativo para o PL da empresa (B), apurar um novo saldo, de acordo com meu investimento.
Obs: ja li varias materias, mas em nenhuma consegui visualizar as formas de contabilização.
um abraço

@Oculto

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 18 anos Terça-Feira | 23 janeiro 2007 | 10:52

João, bom dia.

De posse do balanço da empresa B a empresa A deve fazer o lançamento da perda de equivalencia patrimonial, debitado a respectiva conta de Despesas com perdas de equivalencia patrimonial e creditado a conta redutora de investimentos no ativo Permanente.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.