x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.724

Reavaliação de Software

Rodrigo Severo

Rodrigo Severo

Iniciante DIVISÃO 1 , Account Manager
há 15 anos Terça-Feira | 1 dezembro 2009 | 16:18

Boa tarde,
Trabalho em uma empresa de serviços de tecnologia cujo software desenvolvido por nós havia sido avaliado em 2007 com base numa expectativa de fluxo de caixa futuro calculado em um faturamento que não condiz com a realidade atual da empresa. Diante disso, pergunto se é possível reavaliar o bem ou lançar pelo custo de de desenvolvimento da epoca? Masis uma observação, no mercado não há outro software para fins de comparação.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 11 dezembro 2009 | 08:44

Bom dia, Rodrigo Severo


Particularmente interpreto que não há relação entre expectativa de fluxo de caixa e a formação de custo de um ativo intangível de produção própria, pois conforme o NPC 7 - Pronunciamento Instituto dos Auditores Independentes do Brasil - IBRACON nº 7 de 18/01/2001:

26. O custo de um ativo de construção própria é determinado usando os mesmos princípios aplicáveis a um ativo adquirido. Se uma empresa fabrica ativos semelhantes para venda no curso normal de suas operações, o custo do ativo é usualmente o mesmo que o custo de produzir o ativo para venda (Pronunciamento ibracon No. 2 -Estoques). Da mesma forma, os custos de quantidades anormais de desperdício de material, mão-de-obra ou outros recursos, incorridos na produção de um ativo de construção própria, não são incluídos no custo do mesmo.
Fonte: em anexo

Frente à ausência de detalhes mais específicos, sobretudo o regime de tributação de sua empresa e também se a amortização deste custo já influenciou no cálculo dos tributos, abstenho-me de pautar alguma opinião sobre a "reavaliação" deste produto, pois tal procedimento se confunde muito entre duas coisas:

* Ajuste de exercícios anteriores (Oculto964%3A18hu4kk47ep&q=ajuste+de+exerc%EDcios+anteriores" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">clique aqui)
* Ajuste a valor presente (clique aqui), com créditos a Cláudio Rufino.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade