Priscilla Ribeiro
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)respostas 11
acessos 6.266
Priscilla Ribeiro
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Juan Christian Iatzac
Bronze DIVISÃO 2 , Não Informadoresumo de acordo com a Lei 8.981/95 art 45 e RIR art. 527:
a PJ optante pelo lucro presumido está obrigada a cumprir as obrigações acessórias a seguir:
-Escrituração Contábil Completa:
Deverá ser mantida escrituração contábil completa, nos termos da legislação comercial, podendo, excepcionalmente ser escriturado somente o livro Caixa, desde que neste consete registrada toda a movimentação financeira, inclusive bancária. (ver RIR art 527)
-Livro de Inventário:
A empresa deverá manter o Livro Registro de Inventário, no qual deverão constar registrados os estoques existentes no término do ano-calendário a que se referir a opçaõ pelo lucro presumido. (ver RIR art 527, II)
-Guarda de Documentos:
a PJ optante pelo LP estará obrigada a manter em boa ordem e guarda, enquanto não decorrido o prazo decadencial e não prescritas eventuais ações que lhes sejam pertinentes, todos os livros obrigatórios por legislação específica, bem como os documentos e demais papéis que serviram de base para a escrituração comercial e fiscal. (Ver RIR ar 527, III)
Juan Christian Iatzac
Bronze DIVISÃO 2 , Não InformadoSó tome cuidado ao optar pela escrituração completa, ou só o livro caixa, já que há diferença quanto à distribuição de lucros aos sócios.
na escrituração contábil completa você pode distribuir todo o resultado do exercício, enquanto na escrituração resumida apenas uma presunção da Receita Operacional.
Exemplo segundo o site:
http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/distribuicaolucros.htm
"Uma empresa comercial, com receita bruta mensal de R$ 30.000,00 e Receita Bruta acumulada em 12 meses de R$ 360.000,00.
1. Aplica-se o percentual de presunção de lucro (tabela da Lei 9.249/95) correspondente à atividade comercial, que é de 8%, sobre o valor da receita do mês (R$ 30.000,00 x 8% = R$ 2.400,00)."
caso nesse período tenha dado um lucro de 5.000,00, só poderia ser distribuido 2.400 caso tivesse escriturado só o livro caixa, se tivesse feito balanço completo, poderia distribuir todo o 5.000,00
Priscilla Ribeiro
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Pessoal, eu gostaria de saber se a DMPL e a DOAR são obrigatórias.
Juan Christian Iatzac
Bronze DIVISÃO 2 , Não Informadosegundo o site:
64.233.163.132
- Demonstração das mutações do PL (DMPL)
A elaboração da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) é facultativa e a DLPA pode ser incluída nesta demonstração.
Contudo, conforme já frisado no texto anteriormente, e mencionado na Lei 6.404/76, existe a obrigatoriedade da destinação quando se tratar de Sociedades Anônimas
- Demonstração das Origens e Aplicações dos Recursos (DOAR).
A Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos deixou de ser uma demonstração obrigatória nas publicações das Sociedades Anônimas, isso ocorreu com a Lei 11.638 de 28 de dezembro de 2007, que alterou a Lei 6.404 de 15 de dezembro de 1976, no seu artigo 188.
Priscila Duarte Rodrigues
Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar ContabilidadeBoa Tarde,
Estou fazendo uma empresa de lucro presumido, e estou em duvida sobre os laçamentos contabeis na conta icms.
Alguém pode me ajudar?
Priscila Duarte Rodrigues
Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar ContabilidadeLançamentos
d - icms s/vendas
c- icms recolher
d-icms recuperar
c-icms s/compras
d-icms recolher
c-icms recuper
É isso?
Nota da moderação:
Texto editado por estar todo escrito em LETRAS MAIÚSCULAS, o que é contra as Regras do Fórum
Juan Christian Iatzac
Bronze DIVISÃO 2 , Não Informado- Imposto sobre vendas:
D (-) ICMS S/ Vendas (Resultado)
C ICMS a Recolher (Passivo)
- Imposto sobre compras:
D ICMS a Recuperar (Ativo)
C Estoque (Ativo)
- Apuração do ICMS no caso de Saldo Credor:
D ICMS a Recolher (Passivo)
C ICMS a Recuperar (Ativo)
- Apuração do ICMS no caso de Saldo Devedor:
D ICMS a Recuperar (Ativo)
C ICMS a Recolher (Passivo)
Ricardo C. Gimenez
Moderador , Assessor(a) ContabilidadeBoa tarde Priscila
Proponho-lhe observarmos que inicialmente este tópico foi criado no único propósito de dirimir dúvidas sobre "Demonstrações Contábeis", conforme o título que você mesma atribuiu a este assunto. Logo, conforme suas dúvidas forem surgindo, e se elas não se relacionarem com este título (demonstrações contábeis), seria assaz coerente postar em outro tópico cujo nome se relacionar ao tema, ou então criar um novo tópico, e somente no caso de uma pesquisa ser infrutífera.
Ademais, também é importante citar que estou interferindo neste debate porque um lançamento proposto por Juan Christian Iatzac não está correto:
Juan Christian Iatzac
Bronze DIVISÃO 2 , Não Informadook, está correto, me confundi na pressa...
explicando melhor então:
digamos que estou apurando o ICMS agora, tenho a seguinte configuração pelo T contábil:
1° no caso de saldo Credor de ICMS:
ICMS a Recuperar: 1.000,00 D
ICMS a Recolher : 500,00 C
lançamento contábil apuração:
D ICMS a Recolher (500,00)
C Icms a Recuperar (500,00)
2° no caso de saldo Devedor de ICMS:
ICMS a recuperar: 500,00 D
ICMS a recolher: 1.000,00 C
lançamento contábil apuração:
D Icms a Recolher (500,00)
C Icms a Recuperar (500,00)
Juan Christian Iatzac
Bronze DIVISÃO 2 , Não Informadosegundo o moderador também não concordo com o seguinte lançamento:
2.b - No reconhecimento da obrigação tributária (ICMS):
D) Despesas com ICMS
C) ICMS a Pagar (PC)
R$ Valor do ICMS
ICMS não configura-se como despesa no balanço e sim como Dedução da Receita Bruta, para fazer o cálculo da Receita Operacional Líquida na DRE.
Ricardo C. Gimenez
Moderador , Assessor(a) ContabilidadeJuan Christian Iatzac:
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade