x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 2.227

Acerto, Ajuste, correção de saldo de contas de exercícios an

Uilians Mendes Dutra Moreira

Uilians Mendes Dutra Moreira

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 13 fevereiro 2019 | 17:03

Boa Tarde amigos contadores!

Recebi de um cliente um balanço de 2015 vindo de seu falecido contador, ocorre que neste balanço algumas contas demonstram um certo descontrole por parte do antigo profissional, dou como exemplos:
A conta Caixa, que tem os seus gastos e suprimentos controlados por meio de relatórios apresentando um saldo muito maior do que o que se mostra no controle do cliente (e todas as despesas são validadas por documentação hábil).
Conta de adiantamentos efetuados a terceiros, cuja movimentação se deu há anos atrás e o saldo permanece lá.
Empréstimos compulsórios - veículos, combustíveis, saldos de R$1,00 ou no máximo R$ 2,50, há anos parado la.
Títulos de capitalização de bancos, saldo que o cliente alega não possuir a muito tempo, e que não consta em extratos bancários.
E o que mais tem me incomodado, o grupo do imobilizado, que não tem nenhum controle (foi solicitado ao antigo escritório e a resposta foi não temos), de movimentação patrimonial, não se tem a composição do saldo das contas de Instalações, maquinas, veículos etc... nas depreciações, algumas contas parecem ter sido depreciadas não item a item, mas pelo saldo, 10% do saldo da conta do ativo, e o pior, existe no balanço uma conta sintética chamada "Depreciação Acumulada" que praticamente zera as contas do ativo, não faço ideia do motivo desta conta ou a origem de seu saldo.
Esta empresa é optante do Simples Nacional, não faz uso fiscal/tributário das demonstrações, nem participa de licitações, mas existe a intenção de participar, o último balanço levantado foi o de 2015, e a minha pergunta é a seguinte, existe uma maneira segura de se corrigir/ajustar/acertar estes saldos sem depender do antigo contador que como já mencionei é até falecido? algum tipo de documento que eu possa usar para fazer lançamentos de ajuste?

Agradeço a quem puder me dar uma luz!

Danilo de Souza Silva

Danilo de Souza Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 14 fevereiro 2019 | 15:53

Boa tarde!

Essa empresa tem entregue SPED Contábil ? Se não, Visto os saldos iniciais serem desqualificados, talvez não vale a pena avaliar a possibilidade de iniciar o seu período com um balanço de abertura? , Como cada caso tem suas particularidades, sugiro verificar a legislação desse tema e se essa orientação faz sentido para o seu caso. No demais, também seria possível fazer ajustes extemporâneos, vide CPC 23 e regulamento do Imposto de Renda.

Boa sorte!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.