x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 2.164

Plano de Contas + Clientes

Mário Sérgio da Silveira

Mário Sérgio da Silveira

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Sistemas
há 15 anos Sexta-Feira | 4 dezembro 2009 | 15:14

No meu Plano de Contas, tenho que:

"Clientes" são um Ativo realizável a longo prazo.

Logo abaixo do nível "Clientes", tenho o nível "duplicatas a receber".

Portanto no próximo nível eu teria que mostrar todos os clientes que possuem duplicatas a receber. Certo?

Porém temos mas de 3000 clientes. Isso deixaria meu plano de contas gigantesco e pesaria até mesmo para o sistema carrega-los.

É comum mostrar dentro do meu plano de contas todos os clientes da empresa?

Beth Borochovicius

Beth Borochovicius

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 4 dezembro 2009 | 17:29

Clientes podem ser de curto e de longo prazo. Serão classificados de acordo com o vencimento (abaixo de 1 ano é curto prazo, e acima de 1 ano é longo prazo).

A formatação do plano de contas deve atender as necessidades de cada empresa. Em muitos casos, existe sim o detalhamento dos clientes dando a cada um deles um número de conta contábil específico.

Porém em outros casos, existem opções dentro dos sistemas que permitem o lançamento globalizado dos valores na contabilidade, PORÉM, existe um controle paralelo para conferência dos valores.

Assim, na contabilidade existe uma única conta contábil, e no financeiro é gerado um relatório analítico com toda a movimentação individualizada por cliente.

O importante é que vc mantenha a conciliação em dia: contabil x financeiro. Senão vira uma bagunça...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade